Mjadra – Lentilha, cebola e arroz

De origem persa, a mjadra é um prato também muito consumido por sírios, libaneses, e judeus de origem árabe. Era o prato dos pobres. No entanto, por causa de guerras, conflitos sociais e migrações, tornou-se comum no mundo árabe, nos anos 40 e 50, do século XX.

A mjadra é hoje apreciada como prato principal em mesas “nobres”. Porém eu a conheci, como entrada, no aniversário da Silvana Raulino. Amei!! Costumo servi-la fria, com pão em eventos que faço em esquema de buffet, com outras coisinhas para beliscar, sem jantar na sequência, pois é um prato forte. É uma unanimidade! Não conheci ninguém que a experimentou sem se apaixonar.

Ingredientes:
– 1 pacote de lentilha (500g)
– 1 xícara de chá de arroz
– 15 cebolas grandes cortadas em tiras finas
– 500 ml de azeite
– Óleo
– Sal

Modo de fazer

Cebola: Picar a cebola em rodelas finas. Cuide para que a espessura seja basicamente a mesma. Em uma panela com azeite e óleo, frite a cebola em duas ou três etapas (a menos que tenha uma panela bem grande). Isso vai demorar.

2013-12-31 2013-12-31 Mjadra 001 2013-12-31 2013-12-31 Mjadra 004
2013-12-31 2013-12-31 Mjadra 006 2013-12-31 2013-12-31 Mjadra 007

A cebola deve ficar dourada/marrom, mas não pode queimar. CUIDADO! De marrom para queimada é um piscar de olhos! Portanto, não saia de perto da panela. A cebola vai ficar doce. Se estiver amarga é porque queimou. Nesse caso descarte e frite novamente. Ao ficar marrom, escorra e coloque em papel absorvente. Reserve.

Lentilha: Em uma panela de pressão com água fria, sal e 5 colheres de sopa de azeite, cozinhe a lentilha. Atenção! Quando iniciar o barulho da pressão, marque dois minutos e desligue o fogo. Tire a pressão. Mexa. Vai estar ainda um pouco durinha. Acrescente metade da cebola frita e o arroz cru já lavado. NÃO COLOQUE MAIS PRESSÃO. Use outra tampa. Vá cozinhando e se necessário, acrescente água aos poucos até o arroz e a lentilha ficarem macios, mas não mole demais. Desligue o fogo. A mistura vai estar cremosa.

Montagem: Em um pirex grande, coloque azeite para melar o fundo. Em camadas, coloque lentilha, cebola, azeite. Finalize com cebola e mele com azeite para dar brilho. Gelar e servir frio com pão.

Observações:
1/2 receita é bastante.
Pode exagerar na cebola.
Não tenha pressa.
Só começe a cozinhar a lentilha quando a cebola estiver toda frita.

Receita de Celene Maria Abud de Carvalho

Serve 8 pessoas

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*