Bonsai Tuia Jacaré

Bonsai Tuia Jacaré 14/04/2011

A Tuia Jacaré já estava com 03 anos quando chegou aqui, no dia 02/02/2011. Foi adquirido no site O Bonsai, num Kit Mudas. Veio em um vaso plástico, sem nenhuma forma.

Tuia Jacaré 07/03/2011 como chegou pelo correio

No Curso de Bonsai ministrado a mim por Jô Ribeiro, no dia 07/03/2011, trabalhamos o Jacaré. Fizemos a poda de raiz, o transplante para o vaso “definitivo” e a poda da copa. Ficou assim:

Jacaré – Foto 08/03/2011(2x14cm)

Nome científico: Juniperus horizontalis

Família: Cupresaceae

Origem: Hemisfério Norte

Características: É uma conífera que pode variar de aspecto em função da idade: as folhas jovens são largas, compactas e de cor clara, tornando-se pequenas com a idade, em forma de escamas. O mesmo exemplar pode apresentar folhagens jovens e adultas. O tronco é escuro e levemente avermelhado, desprendendo a casca com facilidade. Sua principal característica é o crescimento rastejante, sendo, por isso, muito indicado para os estilos “cascata” e “semi-cascata”.

Ambiente: Planta característica de exterior, porém não possui um único habitat, podendo crescer em diversos lugares (inclusive em altas montanhas, com alturas superiores a 3.700m), mas em todos os casos, se adaptam melhor em lugares ensolarados, apenas os exemplares muito novos e/ou recém-transplantados devem ser protegidos do excesso de sol. Gosta de todo tipo de solo (bem drenado), e suporta bem o vento.

Adubação: Do início da primavera até o final do outono, recomenda-se Osmocote 15-9-12 com macro e micro nutrientes na dose de 2 colheres de sopa para cada litro de substrato substituindo completamente a cada três meses. Não adubar no inverno, nem plantas debilitadas ou recém-transplantadas.

Rega: Regue abundantemente, voltando a molhar apenas quando a terra estiver seca. No verão, regue e borrife-o todos os dias diminuindo a frequência no outono e inverno, e voltando a aumentar no início da primavera.

Transplante: Deve ser feito no início da primavera, antes que comece a brotar, a cada três ou cinco anos, em função da idade. Pode de 30 a 50% das raízes, pois o Jacaré (juníperus em geral) tolera bem a poda. É uma árvore que prefere uma terra com boa drenagem, por isso aumente um pouco mais a porcentagem de areia na mistura da terra (até metade do substrato pode ser composto de areia).

Poda: É necessário despontar os brotos novos, da primavera ao outono. Nunca pode as folhas do Jacaré com tesoura, utilize sempre os dedos ou pinças. Os Juníperus voltam a brotar de maneira imprevisível, por isso, evite eliminar toda a folhagem de um galho durante as podas, para não correr o risco de perder este galho por falta de brotação. Elimine regularmente as agulhas amarelas, desde a primavera até o outono. Limpe sempre a parte interna da árvore para sua folhagem se desenvolver melhor.

Reprodução: Estaquia. É uma planta de fácil reprodução. Também é possível a reprodução por alporquia.

Aramação: Durante o outono e, principalmente, no inverno. Conservar o arame por cerca de oito meses aproximadamente, este procedimento deve ser repetido todos os anos, até que se atinja a forma desejada, lembrando sempre de não amassar as agulhas com os arames.

Dicas: Escolha, preferencialmente, um vaso marrom não esmaltado ou esmaltado em tom de terra. Opte por vasos mais profundos, principalmente para exemplares mais velhos. Coníferas, de um modo geral, aceitam muito bem o trabalho com madeira morta (Jin e Shari), enriquecendo muito a composição do exemplar.

Fonte: O Bonsai e Projeto Bonsai

 

 

86 comentários sobre “Bonsai Tuia Jacaré

  1. Tenho uma tuia jacaré, mas ainda é uma muda, comprei em uma floricultura, faz poucos dias, o que eu faço para manter ela bem e viva até o trasplante, já que estamos no verão?

    • Oi, Ítalo!
      Para sua Tuia Jacaré ficar bem viva, regue-a abundantemente e só volte a molhá-la quando a terra estiver seca. Lembre-se de que ela precisa de sol, mas enquanto for uma planta bem nova, evite o sol nos horários mais quentes. Durante o verão, borrife água fresca na copa todos os dias. Gosto de fazer isso à noite. No post há todas as dicas. É uma linda planta! Parabéns pela aquisição!

  2. Boa noite…comprei um Bonsai, acredito ser Thuia (Como estava na caixa) não consigo identificar corretamente qual a especie…Gostaria de saber quais são as primeiras atitudes a serem tomadas em relação ao Bonsai… agradeço quem puder ajudar! 🙂

    • Olá, Flávio! Onde você comprou o seu bonsai? Se foi num supermercado, onde são muito comuns, ela deve estar precisando de cuidados urgentes. Eu comprei a minha num site de bonsais. Quando ela chegou, eu tirei do vaso, fiz a poda de raiz, troquei a terra e coloquei adubo. Alguns detalhes desses procedimentos estão no post. Como eu disse para outro novo bonsaísta, as tuias não são muito resistentes e acabam não se desenvolvendo por muito tempo. Elas não vivem muito, especialmente em climas secos. Se você realmente quiser mexer com bonsais e ter mais retorno, procure plantas mais resistentes, como as frutíferas ou as serissas. Claro que você não vai descartar a sua tuia. Cuide dela com carinho. Abraço! Erika

  3. Boa tarde,
    Foi me dado de presente uma Tuia Jacaré de supermercado, e andei pesquisando como cuidar para que se torne um bonsai , minha primeira dúvida é devo deixar o cascalho branco que veio por cima da terra ou devo retirá-lo?

    • Oi, Guilherme! Você pode manter o cascalho branco. Ele é apenas um enfeite para o bonsai. Mas esses bonsais de supermercado não são costumam resistir muito, não. Eles são desenvolvidos para venda em grande escala, passam muito tempo sem sol e rega adequada, às vezes em ar condicionado. Especialmente as tuias não são muito resistentes por natureza. É difícil ver uma tuia já bem antiga. Portanto, você deveria trocar a terra, podar a raiz e colocar um adubo. Nesse post há todas as orientações. Abraço! Erika

  4. Olá Erika.
    Comprei uma Tuia Jacare a uns 7 meses. Há um mês atrás podei ela, pois estava com agulhas amarelas.
    Ela estava desenvolvendo bem, mas há 4 dias começou a ficar com muitas agulhas amarelas. Será que ela morreu? Moro em apartamento sem sacada. Então consigo umas 4 horas de sol apenas. Quanto a rega estou fazendo dia sim dia não.

    Outra informação. Comprei mais duas tuias no garden tatuapé. Elas ficaram aqui 3 semana bem verdes, mas agora também estão amarelando. E são bonitas, estavam bem. Eu literalmente to fazendo algo errado. Uma delas tem muitos galhos e agulhas e estavam todos bem verdes. Agora estão amarelando.
    Apenas a primeira tuia jacaré eu transplantei pra um vaso maior.

    O que eu faço?

    obrigado
    Rodrigo

    • Oi, Rodrigo.
      Sol demais é que costuma amarelar as folhas. O sol que elas pegam é em horário muito quente?
      Água demais também causa esse efeito. A rega não deve ser feita dessa forma. Pode ser todo dia, a cada dois dias, uma vez por semana… Tudo depende do clima. Há uma época aqui que tenho que regar 2 vezes por dia. A única regra é que devemos regar somente quando a terra estiver seca.
      Para verificar se ela morreu, passe a unha no caule perto da raiz, retirando a pele. Se estiver verde, está viva e poderá se recuperar. Se estiver cinza e seca, morreu.
      Desculpe a demora em responder.
      Dê notícias!
      Abraço,
      Erika

  5. Boa tarde Erika

    Tenho dois bonsais de tuia jacare, ja faz cerca de 2 anos, sempre segui os cuidados indicadoa para elas, e elas se desenvolveram bem. Porem ja a um tempo que seu crescimento diminuiu, e elas perderam a cor verde viva, estão meio opacas, azuladas e com muitas agulhas secas no interior. Você saberia me dizer se isto e normal? O que posso fazer para revitalizar elas?

    Obrigado

    • Oi, Danilo!
      É preciso também retirar as agulhas secas para que vá se renovando. Não use tesoura para isso. Use uma pinça ou tire com seus dedos mesmo.
      A falta de sol é que deixa as agulhas azuladas e facilita a infestação por ácaros. Veja se não tem umas coisinhas brancas parecidas com caspa.
      Podem ser muitas coisas. Vamos trocando ideias… Se puder enviar uma foto fica mais fácil avaliar. Abraço, Erika

  6. Olá Erika,
    Sou iniciante com bonsai, ganhei um de presente e é a Tuia Jacaré, ela chegou pra mim com umas folhas amareladas mais em seu meio, estarei retirando conforme os posts do site. Posso estar mudando o vaso e a terra? Por ser um periodo frio não seria aconselhavel colocar adubo agora não é isso?

    Obrigado

    • Oi, Bruno! Você pode trocar o vaso e o substrato, mas não faça poda de raiz, porque estamos entrando no inverno, período de dormência das plantas. Portanto, se for colocar num vaso mais raso e tiver que podar a raiz, é melhor esperar para fazer a troca no início da primavera. Também não é um bom momento para adubação.
      Vá regando sua Tuia sempre que a terra estiver seca e lembre-se de deixá-la pegar pelo menos 4 horas de sol. Verifique se não tem pragas e pronto. Ela vai se recuperar. Talvez tenha vindo de um lugar com condições pouco ideais.
      Abraço,
      Erika

  7. Olá erika ! comprei um bonsai agora no inicio do inverno, eu vi postagens que o tuia precisa de sol, mas moro em apartamento com sacada e infelizmente na minha sacada não pega sol direto! o que você acha posso deixa-lo mesmo assim na sacada ou deixo direto dentro de casa?
    obrigada pela aenção
    aguardo seu retorno
    abraço..

    • Oi, Luana! Infelizmente, o sol é fundamental para quem quer cultivar bonsais. Portanto, eu acho que você deve dar o seu bonsai de presente para alguém que tenha sol em casa e escolher uma planta de sombra para ter na sua casa. Sem sol ele vai morrer.
      Abraço,
      Erika

  8. olá !! Sou anne eu comprei uma tuia jacaré so que ela ja veio no vaso , sera q tenho que mudar ela para outro vaso! E como eu faco pra ir modificando ela? Pois ela esta muito aberta , esparamada talvez essa nao seje a palavra correta! Rs mais estou com muitas duvidas! Obrigada

    • Oi, Anne! Você me parece animada! Que bom!
      A sua tuia está muito grande para o vaso em que está? Porque não há necessidade de trocar o vaso, a menos que queira escolher um outro modelo. Se for esse o caso, aguarde o início da primavera para mexer com ela. Agora que entramos no inverno, as plantas entram em período de dormência. Não devemos transplantar, podar, adubar. Só regamos quando a terra estiver seca.
      Quando à modificar o formato dela, será muito difícil explicar sem ver, sem pegar. Você deve encontrar alguém que possa te ensinar pessoalmente. Em que cidade você mora?
      Mas também há muitos vídeos sobre o trabalho com bonsais. Gosto do Bonsai Empire: http://www.bonsaiempire.com.br/. Eles tem um curso online em Inglês: http://course.bonsaiempire.com. Se você tiver facilidade em entender a língua é muito legal! É básico, para quem está começando a cuidar de bonsai. Eu sou péssima em Inglês e consegui entender bem. A pronúncia deles é boa e, além disso, é bem interativo, porque são vídeos. Eu gostei.
      De qualquer forma, vai ser fácil encontrar vídeos em português sobre modelagem de bonsai.
      Vai dando notícias, vamos trocar ideias!
      Um abraço,
      Erika

  9. Boa noite Erika,
    ganhei um Bonsai Tuia Jacaré em maio, ele já tem dez anos. Recentemente em um dos galhos, as folhas estão ficando opacas e caindo. Ele está dentro de casa, porém o ambiente é bem arejado, e pega sol durante toda a manhã. Ele já veio em um recipiente quadrado e de plástico, seria este o problema?

    • Oi, Rosane! Não creio que o problema seja o recipiente. Talvez falte adubação ou poda de raiz. Ou quem sabe alguma praga acometeu a tuia. É difícil dizer. Mas procure alguém em sua cidade que possa te orientar de perto, porque um bonsai de 10 anos não pode se perder, afinal! Cuide bem dele!

  10. Olá Erika, comprei meu primeiro bonsai numa feira de cultura japonesa aqui em salvador BA, uma Tuia Jacaré. O rapaz me falou que ela tinha quase 3 anos, mas é muito pequena e veio com musgo cobrindo a terra. Tenho duas dúvidas, a primeira é, como vou saber se a terra esta seca? já que o musgo cobre tudo! E a segunda é sobre a sua forma; quando devo colocar os arames para dar a forma que eu quero (Semi cascata)? E como devo fazer isso?

    Agradeço desde já,
    Erik Castro

    • Oi, Erik!
      É difícil responder às suas perguntas.
      Adoro musgo nos bonsai. Geralmente não o coloco em toda a superfície, mas apenas em volta do tronco, deixando uma parte da terra com pedriscos ou sem nada. Você tem que encontrar uma maneira de verificar a umidade. Como Salvador é bem quente, molhe todos os dias; ao longo do dia, borrife água somente no musgo para mantê-lo vivo.
      Quanto à aramação é impossível explicar por escrito.
      Tem um curso online que ensina o passo a passo do cuidado com os bonsai. Descobri esses dias. Achei muito legal! É bem básico. O problema é que é em Inglês. Se você tiver facilidade de entender, vale a pena. Custa pouco. Dá uma olhada: http://www.bonsaiempire.com/courses. Esse site tem uma versão em português, interessante também: http://www.bonsaiempire.com.br/
      Se não tiver facilidade com o Inglês, vai ser fácil encontrar vídeos orientando o passo a passo.
      Ou encontre um bonsaísta em Salvador para te ensinar pessoalmente, que para mim, é a melhor forma. Vou ver se consigo uma indicação para você.
      Abraço!
      Erika

  11. olá Erika Horst, recentemente ganhei de presente um bonsai tuia jacaré de mercado. Na minha região esta no período do inverno , então não costumo regar o bonsai com frequência, só quando vejo que a terra está seca! Tá certo? E outra coisa, observei que no meio das folhinhas tem umas que estão secas, eu não prestei atenção se ficou assim depois que ganhei ou se já veio com essas folhas secas… O que devo fazer? Tenho medo de estar fazendo algo errado que esteja matando aos poucos… outra coisa, ela parece que não tá desenvolvendo, não cresce!!!
    o que devo fazer??

    • Oi, Mizael! Quanto à rega, você está certo, sim. Mesmo no verão, as plantas devem ser regadas quando estão com a terra seca. A diferença é a quantidade de regas. No inverno, às vezes dá para passar dias sem regar. E no verão, há dias em que é preciso molhar 2 ou 3 vezes.
      As folhinhas secas vão surgir aos poucos, é normal. Você deve retirá-las. Não é normal secar muitas de uma vez. Aí pode ser algum problema.
      Quanto ao crescimento da tuia jacaré, não é uma coisa que se percebe. É muito lento mesmo. Você deve observar se a planta está viçosa, se surgem brotos, se há pragas. Na minha tuia, nem os brotos percebo muito. Veja se os ramos estão sufocados internamente; se for o caso, desbaste um pouco, retirando primeiro as folhas secas e mesmo algumas verdes para ela respirar melhor.
      Borrife 1 vez por semana óleo de neem que é natural e evita pragas. Se perceber pragas, borrife calda de fumo, natural também. Lembre-se de molhar bem a planta, terra e folhas, antes de borrifar esses produtos.
      A cada 3 meses coloque osmocote, um adubo de liberação lenta. Você deve abrir um buraquinho no canto do vaso e encher com osmocote, tampando novamente com terra. Quando molhar, molhe toda a superfície. O adubo vai nutrir a planta.
      Enfim, é observação, cuidado constante, paciência. Bonsai de mercado em geral são muito mais sensíveis, às vezes morrem logo. Cuide do seu, isso não é uma regra. Se quiser expandir a prática, procure comprar de um bonsaísta ou floricultura especializada, até por internet você consegue boas plantas. Aí você terá planta para a vida toda.
      Abraço,
      Erika

    • Já estamos na primavera, mas isso não significa que ela precise de transplante. Depende da situação dela, de quando foi transplantada pela última vez. O transplante com poda de raiz deve ser feito a cada 2 ou 3 anos. De qualquer forma, a primavera é sempre a melhor época para podar raiz, transplantar, retirar agulhas secas. Veja o site: http://www.bonsaikai.com.br/
      Eles tem um guia de cuidados bem legal que dá ótimas orientações. Você pode se inscrever e receber o guia específico para o bonsai de seu interesse a cada mês.
      Abraço,
      Erika

  12. Olá Erika, tenho uma tuia jacaré, ganhei e ela foi comprada em uma garden.
    Ela é bem pequena, e nesses últimos dias ela secou e ficou com as agulhas quebradiças com a cor marrom (feia) . Ontem (estamos na primavera) fiz a poda das agulhas e tronquinhos secos e mudei o substrato: mais da metade de caqueira, um pouco de terra vegetal e um pouco de farelo (não sei se essa é a palavra certa hehe) o resto que sobrou da caqueira que eu fiz. Estou com medo da minha Tuia já está morta. Mas tinha uma esperança ainda =D
    Se quiser fotos, mande um email para poder estar enviando para você.

    O que devo fazer para as chances dela viver seja de pelo menos 60%?
    Aguardo respostas. Bjs

    • Oi, Giselle! Fiquei afastada por um tempo, não tinha visto sua mensagem.
      O substrato que você preparou parece bem bom, mas talvez não fosse o momento de transplantar, já que ela já estava debilitada. Depois do transplante você deixou ela na sombra por uns 2 dias? E quanto à adubação? Estava em dia?
      Enfim, a sua tuia ainda vive? Raspe com a unha o pezinho do tronco. Se estiver verde por dentro ainda há esperança. Se estiver cinza, já está morta. É difícil dizer como recuperar uma planta à distância. Às vezes não conseguimos recuperar nem de perto. Eu perdi 2 bonsais já bem antigos, um deles com mais de 30 anos o outro com uns 20 anos. Eu creio que foi descuido com a água. Por alterações no meu horário de trabalho acabei largando as plantas na mão da minha secretária e penso que ela não regou corretamente. Quando percebi o declínio, foi tarde demais… Fiquei arrasada!
      Procure encontrar um profissional que trabalhe com bonsai aí na sua cidade. Onde você está? Talvez eu possa indicar alguém.
      Abraço,
      Erika

  13. Olá , comprei hj uma tuia jacaré e tenho muuuitas dúvidas pq ela está aparentemente linda ,bem verde veio bem regada e td … Porém n sei oque fazer tenho medo dela morrrer sou iniciante …vc acha que por ela ter sido comprado em super mercado ela vai morrer? devo transplantar? Sei que é só na primavera que devo mexer com isso , mas estou perdida n sei podar e confesso que n entendo quando dizem para tirar as agulhas secas ….seria as folhas secas somente?? E sobre borrifá-la quando ?, como? e com que frequencia devo fazer isso ?… Outra coisa é a adubação como devo fazer??????? Tenho que tirá-la do vaso? .. Ouvi falar de por areia com adubaçao…. Mas o que devo usar de adubaçao???? Pf me ajude

  14. olá , sou mariana e estou triste porquê comprei 3 mudas intituladas de bonsais … de pitanga , tuia e shimpaku… depois que comprei é que fui estudar sobre … pior erro … minha sacada pega uma imensa claridade o clima é de ameno a quente porém devido a uma construção ao lado não pega mais o solão que pegava .. hj pega alguns raios pela manhã e o resto do dia muitaa claridade enfim … notei que minha pitangueira brotou muitas muitas folhinhas novas .. então deduzi que se adaptou … já as outras duas .. vi que precisam de no mínimo 4 horas por dia … poxa vida .. será que vão morrer ? pegam muita muita luz … o que eu faço ? ah outra questão sou super nova neste estudo … porém estou muito interessada em aprender … devo mudar minhas plantas de vaso , para inserir o substrato adequado? e adubação ( comprei no mercado as 3 ) .. obrigada desde já pela atenção

    • Oi, Mariana! Infelizmente, se suas plantas não podem pegar sol suficiente em sua casa, você não pode ter bonsais. Há várias plantas de sombra, mas nenhum bonsai. Não é uma boa notícia, sinto muito! Elas não vão sobreviver aí. Melhor doá-las para alguém que tenha sol antes que as perca. Abraço, Erika

  15. Sou iniciante na arte do bonsai…tenho um tuia azul e um tuia jacaré e to iniciando uma muda de jabuticaba…qual o estilo mais apropriado para a tuia jacaré??? E alguns sites indicam a aramação no calor…é correto???
    Desde já obrigado!!!

    • Oi, Thiago. Eu não sou uma bonsaísta profissional. Sou apenas uma amante dessa arte, mas não tenho muito tempo para trabalhar as plantas como gostaria. Não sigo muito estilos. Eu vou fazendo como acho que fica bonito, deixo a planta seguir o seu rumo, aramando aqui e ali para ocupar espaços, deixando com um desenho natural. Procure ver fotos de plantas como as suas e escolha um estilo que te agrade.
      De qualquer forma, no post que escrevi, “Bonsai Tuia Jacaré”, falo sobre os melhores estilos e a aramação desse bonsai. Dá uma olhada! E pesquise também em outros sites, porque há vários excelentes.

  16. Oi Erika,
    No Natal ganhei um bonsai da minha sogra. Sempre quis ter um bonsai, mas sempre não sobrava dindin pra comprar. Gostaria de saber quando devo mudar ele de vaso. É uma tuia jacaré. Moro em Itajuba, Minas Gerais, região sudeste. Pelas pesquisas que eu fiz, já dei uma meia poda nele, tirei os galhos em excesso e as agulhas secas. Ele está uma beleza, mas gostaria de mudá-lo de vaso. Quando poderei mudá-lo e quais cuidados devo tomar? Por favor, responda em meu e-mail.
    Desde já agradeço.

    • Oi, Priscila! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu contato. Não consegui responder no seu e-mail.
      Você pode mudar seu bonsai de vaso, tranquilamente, agora no verão.
      Selecione um vaso novo que tenha furos no fundo. A altura do vaso deve ser compatível como a espessura do tronco. Nem sempre isso é possível, se não encontrar não tem nenhum problema.
      Prepare o vaso, colocando uma telinha em cada furo para que a terra não escorra pelos furos. Prepare um arame flexível para passar pelos furos do vaso e prender a planta.
      Prepare um substrato bem drenado. Isso significa que ele não vai reter água. Quando você molhar o vaso, a água vai ser absorvida rapidamente e escorrer pelos furos.
      Só depois disso, retire o bonsai do vaso onde está, com cuidado. Delicadamente, solte as raízes que estarão compactadas. Corte as raízes grossas (acima de 3 mm) bem no pé. Pode podar um pouco do comprimento das raízes finas (Cuidado! São essas que alimentam a planta).
      Coloque um pouco de substrato no vaso, acomode o bonsai na posição que achar melhor, prenda a planta com o arame, deixando-a bem firme e cubra com substrato. Vá ajeitando a terra com um hashi (palito usado para comer sushi, sashimi) para que ela se acomode e ocupe todos os espaços vazios do vaso. Deixe bem firme, mas sem compactar a terra.
      Então mergulhe o vaso numa bacia com água suficiente para cobrir todo o vaso. Quando as bolhas pararem de subir, significa que a terra foi toda molhada. Retire e verifique se a água está escorrendo com facilidade pela terra. Se não escorrer, você deverá refazer o substrato.
      Deixe o bonsai na sombra por 2 dias. No terceiro e quarto dia, deixe pegar apenas o sol da manhã. Depois disso, pode deixar no sol normalmente.
      Duas semanas depois, se tudo tiver corrido bem, você deve adubar a planta. Escolha o adubo que achar melhor. Eu uso Osmocote, químico de liberação lenta. Você deve abrir um buraquinho na terra em dois cantos do vaso, longe do tronco e colocar um pouco de adubo e cobrir com a terra retirada. Esse adubo deve ser trocado a cada 3 meses. Há outros tipos. Você deve escolher o que for mais conveniente para você.
      Aplique Óleo de Neen pelo menos 1 vez por semana para evitar pragas.
      Eu estou repassando para você a minha experiência, a forma como eu costumo trabalhar as plantas. Devo lembrá-la de que eu não sou uma bonsaísta, mas apenas uma amante dos bonsais. Portanto, se puder procurar um bonsaísta em sua cidade para orientá-la seria muito bom. Eu sou orientada por uma ótima, a Jô Ribeiro. Além disso, também procurei orientação em muitos sites especializados no tema. Indiquei alguns nos comentários anteriores.
      Espero que tenha sucesso!
      Abraço,
      Erika

  17. Olá, estou adorando o site e as informações. Eu adquiri uma tuia Jacaré de mercado, mês de dezembro, chegaram verdes aqui em casa, uma graça! Então, eu e meu esposo trocamos a terra por adubo e regamos na parte da manhã e tarde. Pois bem, fomos viajar e deixamos com a vizinha, ao chegar, depois de 1 semana notamos seus galhos aparelhados e com aspecto de seca. Não sabemos se trocamos o aluno novamente ou se fazemos a extração das folhas secas com a pinça. Me ajude!

    • Oi, Márcia!
      Não precisa trocar o substrato. O problema foi falta de água mesmo. Pode ser que a sua vizinha tenha esquecido de molhar ou não tenha feito isso adequadamente. É preciso molhar a toda a superfície da terra até que a água escorra pelos furos do vaso.
      Você pode retirar as folhas secas com uma pinça, não deixe a planta em sol muito forte por uns dias e aguarde a recuperação dela.
      Em alguns casos a planta não se recupera. Recentemente, meu horário de trabalho foi mudado e deixei a secretária responsável pela irrigação das plantas. O resultado foram 2 bonsais já bem antigos mortos. Ela molhava, mas apenas superficialmente. Quando tentei recuperá-los era tarde demais 🙁
      Espero que o seu fique bem.
      Abraço,
      Erika

  18. Ola,Erika!
    Adquiri uma muda de Juniperus Procumbens essa semana…Ela possui 2 anos e gostaria de saber como proceder agora…
    Estou lendo vários fóruns e sites e a minha maior dúvida é se devo deixá-la no vaso em que veio mesmo.Comprei a muda em uma floricultura e ela está em ótimo estado.
    Obrigado pela atenção!!!

    • Olá, Thiago!
      Você pode deixar sua muda no vaso que veio ou trocar o vaso, se quiser. A troca de vaso ou apenas de substrato deve ser feita a cada 2 anos.
      Agora é adubar periodicamente, deixá-la no sol, molhar corretamente, aplicar algum inseticida, como o Óleo de Neen regularmente para evitar as pragas e esperar ela se desenvolver. Observe sempre a planta, verificando se há pragas, etc e pode os galhos quando esses saírem do formato que você definiu. Esse é o básico.
      Sucesso!
      Erika

  19. Olá, Erika!
    Esse é meu primeiro Bonsai, e eu gostaria de algumas dicas de como devo fazer a adubação, poda, rega e onde posso mantê-lo (no sol, em ambientes com/sem ventilação, etc.) Estou muito entusiasmada para vê-lo crescer, e acho que plantas são uma ótima maneira de ocupar o tempo!

    • Oi, Isadora! Eu também fiquei muito empolgada com meu primeiro bonsai! Logo adquiri outros e fiquei muito perdida. Então tomei algumas aulas com a Jô Ribeiro e pesquisei bastante na Internet. Até hoje surgem muitas dúvidas… Não tive tempo de me tornar uma profissional. Com certeza, cuidar de plantas é uma forma muito saudável e terapêutica de ocupar o tempo.
      As suas perguntas estão respondidas no post e em algumas umas respostas a comentários. Dá uma olhada cuidadosa e, se ainda tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato novamente.
      Abraço, Erika

  20. Oi! Acabei de comprar um bonsai em uma floricultura, não sei por quanto tempo ele estava lá. Os galhos mais finos estão um pouco avermelhados, um marrom claro. É normal? Se não for, o que faço para mudar?

    Obrigada.

    • Olá, Giselly!
      Cada planta tem suas características próprias. Não sei dizer se sua planta está bem. Siga as orientações de cuidados e aguarde que ela se desenvolva. Se o que você está vendo não for normal, ela vai mudar naturalmente.
      Abraço,
      Erika

    • Oi, Paula! Algumas agulhas vão secar mesmo e você deve retirá-las, mas isso ocorre aos poucos. Se muitas estão secando, pode ser falta de água, excesso de adubação… Difícil dizer. O mais provável é falta de água. Mergulhe ele numa bacia com água suficiente para cobrir todo o vaso. Enquanto sair bolhas deixe-o submerso. Se possível, dissolva algumas gotas de SuperThrive nessa bacia e deixe a planta lá por uns 30 minutos.
      Espero que isso ajude.
      Abraço,
      Erika

  21. Olá, ganhei uma tuia jacaré. Eu já estava vendo alguns vídeos anteriormente sobre bonsai, mas achei poucos vídeos falando sobre a espécie tuia jacaré e a minha esta com umas agulhas na ponta dos galhos secas. O que devo fazer e qual o melhor substrato para mim fazer um falso transplante, pq as raízes estão saindo nos buraquinhos da saída da água. Devo fazer o falso transplante agora ou esperar mais um tempo pra fazer? obg..

    • Guilherme, você pode fazer o transplante. Esse vaso está muito pequeno para a sua tuia, visto que as raízes está saindo. Então você pode mudá-la para um vaso maior ou fazer uma poda de raiz e manter o mesmo vaso. O substrato deve sem sem adubo e bem drenado. Quanto às agulhas secas, retire-as com uma pinça ou com os dedos. Não use tesoura. Mantenha o vaso na sombra por uns 2 ou 3 dias após o transplante e depois de uns 15 dias, se a planta estiver bem, faça a adubação. Veja a indicação no post. Lá tem várias dicas.
      Abraço,
      Erika

  22. Boa Tarde, Erika
    Ganhei uma Tuia ( Juniperus Horintalis) da minha namorada, e ela veio de um mercado da minha cidade( Perini) e por isso eu queria saber o que você me indica como cuidados para minha nova plantinha. Acredito que o substrato dela está um pouco ruim, o que você me indica como substrato? e um bom adubo e quando usar? aqui na minha região estamos entrando no outono… Isso influência muito nos cuidados?
    Fico no aguardo!
    Abraços

    • Oi, Carlinhos!
      A melhor época para transplantes é a primavera, mas como sua tuia veio de um mercado e você não sabe das condições dela, faça o transplante agora. Há vários substratos bons para bonsai, mas você pode fazer o seu, usando pedriscos, tijolos triturados, etc. No Google você vai encontrar receitas legais. O importante é que a água escorra facilmente pela terra. Após o transplante, deixe a planta na sombra por 3 dias. Depois coloque-a no sol novamente. O adubo já indiquei no post, mas deve ser colocado somente uns 15 dias após o transplante, se a planta estiver bem.
      Abraço,
      Erika

    • Oi, Lorena! Você pode usar a tesoura de poda para podar galhos, nunca para as folhinhas. A razão é que se você cortar as brotações com tesoura de poda, elas vão perder a forma, ficando retas. Além disso, vão secar nas pontas cortadas.
      As brotações você deve puxar com a ponta dos dedos, mantendo assim a forma natural delas. Elas vão secar de qualquer forma onde foram arrancadas, mas não vai ser visível, pois a parte seca vai ser apenas um pontinho escondido entre folhinhas que ficaram.
      Abraço,
      Erika

  23. Olá ganhei um tuia jacaré porém aqui só tem inverno e verão como eu faço com os cuidados da poda , as estações do ano , estou bem perdida nas estações do ano 😖

      • Oi, Angela! Como sua tuia jacaré está se comportando neste calorão do Tocantins??? Deixe ela no sol somente nas primeiras horas da manhã e borrife sempre água fresca nas folhas.
        Quanto às podas:
        Galhos – podar em qualquer época, quando necessário
        Folhas – podar em qualquer época, só quando fugir do desenho (excessos)
        Raízes – podar em época de chuva
        Abraço,
        Erika

  24. ola erika…adorei seu post, muito facil de entender…ganhei uma tuia jacare no meu niver em junho do ano passado…certeza que veio do supermercado pelo pacote onde estava…deixei a bonitinha no meu jardim de inverno, e ela gostou de la…mas queria trocar o vaso, primeiro que o de plastico é muito feio e sinto que ela quer mudar sabe…kkkkk… andei pesquisando nos sites ate nesse que vc comprou a sua, mas nao tem nenhum substrato especifico pra essa especie…nao achei pelo menos…pode me ajudar no que colocar pra fazer o transplante…ah…nesse tempo que ela esta la adubei com o forth verde (folhas), pelo menos ela esta inteira…e qual melhor epoca pra fazer isso?? desde ja agradeço…bjss

    • Oi, Denise! Você deve adubar com o adubo sugerido no post, a cada 3 meses, sendo a última adubação até o final do outono. Não se aduba no inverno. Volte a adubar no início da primavera, a cada 3 meses. Não sei te orientar a respeito do Forth Verde.
      Abraço,
      Erika

  25. Olá Erika, minha Tuia Jacaré ficou com as folhas amareladas depois de tres dias de compra, ele morreu? E meu Shimpaku, é melhor trocá-lo para um vaso maior para poder ter um melhor desenvolvimento?

    • Oi, Lenon! Sua Tuia Jacaré não morreu. É normal amarelar e secar a folhagem interna dos jacarés no inverno, quando diminui a incidência de luz solar. A planta interpreta como obsoletas as folhas e as elimina. É como uma reciclagem. Posteriormente ela produzirá novos brotos nas extremidades.
      Quanto tempo de sol a sua tuia está pegando? Veja isso, porque é uma planta que precisa de muito tempo de sol. Se está secando por completo, pode ser falta de sol.
      Quanto ao Shimpaku, é difícil dizer se é necessária a troca de vaso. Geralmente a planta pode ficar 2 anos num vaso. Após esse tempo, você pode trocar para um vaso maior ou, simplesmente, fazer uma poda de raiz e acomodar a planta no mesmo vaso.
      Abraço,
      Erika

  26. Olá, bom dia.
    Gostaria de um auxílio, moro em apartamento com sacada onde tem sol pleno o dia todo, cultivo alguns pré bonsais na tentativa de conseguir um dia obter meu bonsai. Tenho um pinheiro negro comigo há tempos e ele está muito bem; meu problema é com a Tuia Jacaré, acho linda a espécie, mas não consigo cultivá-las por mais de um mês sequer. Elas secam e morrem, já tentei diversas atitudes como transplantá-la assim que a adquiri, regas somente quando o solo se encontra seco, regas mais ostensivas (todos os dias), meio sol (parte da manhã), sol pleno, mas todas chegam no mesmo resultado amarelam em poucos dias e morrem literalmente. Alguma dica?

    • Segundo o meu professor, Daniel Haetinger, os juníperos em geral são muito resistentes e se adaptam aos mais diversos climas. Toleram desde o alto das montanhas até os desertos. Como a maioria das espécies vive nas montanhas, sempre há uma névoa que umedece a planta. Por isso, gostam de umidade na folhagem. Assim, eles não devem ser cultivados sob cobertura, pois necessitam do sereno da noite. Em Campinas, você terá mais facilidade do que em Brasília, por exemplo, onde clima é muito seco. Se deixar a céu aberto e pulverizar a folhagem frequentemente (sem encharcar a terra), provavelmente vai funcionar.
      Abraço!

  27. Oi Erika! Estou muito chateada com meu bonsai, será que posso te mandar uma foto por email para tu me dar umas dicas?

    Desde já agradeço,

    Katia

  28. Oi, amei o site.
    Andei lendo sobre bonsai pois ganhei o meu primeiro. Ele é de floricultura, porém tenho percebido que a folhinhas dele tem ficado esbranquiçada e nas folhas do meio um pouco marronzinhos. Perto do galho maior.
    Ele era um dos menores na floricultura. Não sei ao certo quants anos ele tem.
    E está num vaso de cerâmica esmaltado com orifício ao fundo de uns 15cm.

  29. Ah Erika, esqueci do detalhe que ela na verdade é Tuia Nana e não acho muito sobre os cuidados mais específicos como vi aqui no site! 🙂

    Obrigada e bons fluídos 😊

  30. Comprei um “bonsai” de supermercado, acredito ser uma junipera jacaré, mas não tenho certeza! faz 2 meses que á tenho e está meia amarelada as pontas e marrom em alguns galhos, também acredito ter uma quantidade muito grande de galhos, e, talvez por seu muito jovem, n tem um galho central, precisando talvez de uma poda e modelagem da mesma! Como posso enviar uma foto dela para você me dar sua opinião ? Desde já grata 🙂

  31. Oi Erika, adorei seu site. Talvez você possa me ajudar. Passei duas semanas fora, e deixei outra pessoa cuidando do meu Bonsai em minha casa. Mesmo assim quando voltei estava com as folhas acinzentadas, secas e esfarelando. O que posso fazer para recuperar-la?

    • Oi, Natália. Eu perdi 2 bonsai já bem antigos dessa forma. A minha secretária não molhou direito. É preciso explicar bem a maneira de cuidar de um bonsai e a importância disso. Enfim, pode acontecer.
      Primeiro verifique se ele está vivo, raspando o tronco bem na base, com as unhas mesmo. Se estiver verde, ainda há esperança. Se estiver cinza, provavelmente já morreu.
      Se estiver verde, mergulhe o bonsai em uma bacia com água e algumas gotas de SuperThrive. Não exagere, pois esse hormônio é muito forte. Siga as instruções de quantidade por litro de água. A água da bacia deve cobrir todo o vaso com folga. Deixe-o ali por pelo menos 30 minutos. Depois deixe-o em sombra por uns dias, vá voltando ao sol aos poucos.
      Faça o teste da base do tronco de vez em quanto. Não é um processo rápido. Se tiver que ser recuperar, vai demorar. Tenha paciência.
      Abraço,
      Erika

  32. Boa noite, comprei uma muda de tuia jacaré no supermercado com um mês ela começou a ficar com as pontas amarelas busquei ajuda de um bonsaista ele me deu um líquido pra diluir na água e regar ela com esse “remédio” um dia sim outro não, me orientou a trocar a areia pois o solo que ela veio era muito argiloso então troquei tem mais ou menos um mês porém ela agora está mais amarela do que antes e soltando as “folhas” ( não sei se é assim que se chama) na verdade ela está toda amarela e não sei se ela morreu ou se está morrendo e o que posso fazer pra salvar-la! Será que vc pode me ajudar!?

    • Oi, Jackson! Como você tem acesso a um bonsaísta, deveria procurá-lo novamente. Ele tem mais experiência que eu, com certeza, que sou apenas uma aprendiz.
      De qualquer forma, você deve verificar se as regas estão muito frequentes ou não. Molhe até a água sair pelo fundo do vaso e repita a rega somente quando a terra estiver seca. Água demais também mata a planta. Outra coisa é que a tuia gosta de receber o orvalho do céu. Se ela puder ficar no relento durante à noite, melhor. Se não, borrife sempre água fresca nas folhas. E deve tomar sol pleno por pelo menos 6 horas.
      Não é uma planta fácil. Depois me conta como ela ficou.
      Abraço, Erika

  33. Comprei uma ne uma floricultura e gostaria de saber a dosagem de agua e adubo, e tambem o como é feito a poda e a troca de terra dela.
    Desde já obrigado.

    • Oi, Leandro! Tudo bem?
      Dá uma lida no post e, especialmente, nas minhas respostas aos comentários de outros amantes de bonsai. Você poderá se orientar muito bem para cuidar da sua Tuia.
      Se depois disso, ainda tiver dúvidas, estarei à disposição para tentar te ajudar.
      Abraço,
      Erika

  34. Comprei uma tuia num garden, e esta com aproximadamente 3 anos, gostaria de saber se eu poderia fazer um transplante para um vazo maior sem mecher no torrao dela, mesmo no verao? e apenas preencher o espaço com areia e terra vegetal…

  35. Comprei uma Tuia em uma floricultura com o objeito de fazer um bonsai, moro em apartamento e não tenho lugar onde pegue sol direto mas ela pode ficar na varanda onde tem muita luminosidade, isso é suficiente ou é necessário que pegue sol direto?

    • Felipe, ela precisa de sol. Só luminosidade não é suficiente. Se no seu apartamento não pega sol, você não poderá cultivar nenhum tipo de bonsai.

  36. Bom dia, tenho um jacaré que adquiri esta semana, o vendedor disse que tem 10 anos, foi um achado no seagesp de sorocaba – SP
    ele não tem forma, preciso de dicas.

    o que eu faço até o inicio da primavera ??

    Não posso transplantar ele agora ?
    Não posso nem fazer a poda dele agora ? pois estamos no verão.

    o ideal é só aduba-lo e rega-lo até chegar na época certa de mexer nele ?

  37. Compraram uma Tuia Jacaré de supermercado com pedrinha branca ontem. O que eu devo fazer logo com ela, para depois normalizar os cuidados? Ela tem folhas amarelas nos galhos e tronco.

    • Olá Ruan Carlos! Bonsais de supermercado não são bonsais, com alguma rara exceção, porque não posso julgar todos. Supermercados e floriculturas vendem mudas com um jeitinho de bonsai. Muito difícil que se tornem um bonsai, um dia.
      Infelizmente, existem pessoas especializadas em enganar pessoas sem conhecimento para ter lucro.
      A maioria das pessoas que pede a minha ajuda tem o mesmo problema. Quem quiser cultivar um bonsai, deve procurar sites especializados, bonsaístas sérios, nunca comprar em floriculturas ou supermercados.
      Portanto, cuide da sua muda com carinho, pode seguir os cuidados que informei no post.

      • Muito obrigado por responder, graças a Deus ela ainda está viva. Estou cuidando com amor, espero que um dia se torne bonsai. Seu puder te enviar fotos agradeceria, se não agradeço também esse site foi o meu primeiro pronto socorro.

  38. Primeiramente não posso deixar de comentar o cuidado e carinho em responder cada comentário e tentar ajudarcada um, parabéns, muito bacana isso.
    Enfim, como muitos comentários aí, eu tenho uma muda nova (acho que não pode dizer que é bonsai ainda ne?), comprei uma floricultura e desde então pesquiso tudo na internet, parece ser juniperus a espécie pelas imagens que pesquisei. Pelo que andei pesquisando, estamos agora no outono, eu posso estar aramando ela pra direcionar pro formato, e por ter comprado recentemente posso Trocar de vaso e colocar substrato.. Gostaria de saber se essas afirmações estão corretas, saber se teria alguma dica para escolher o caso é o substrato e como/quando devo pensar em poda.
    Desde já muito obrigado pela atenção, e mais uma vez parabéns pelo site, forte abraço!

    • Oi, Marcos! Peço desculpas pela demora em responder.
      Obrigada pelas palavras de carinho e consideração. Faço o possível para atender a todos, mas nem sempre consigo…
      Você comprou um nana, uma espécie muito difícil de cultivar por longo tempo. Muitas vezes morre sem razão aparente.
      E, sinto muito te dizer que você não comprou um bonsai. Essa é uma muda, nada além disso e, não tenha esperança de que um dia se torne um bonsai.
      Infelizmente, existem pessoas especializadas em vender gato por lebre.
      A maioria das pessoas que pede a minha ajuda tem o mesmo problema. Quem quiser cultivar um bonsai, deve procurar sites especializados, bonsaístas sérios, nunca comprar em floriculturas ou supermercados.
      Espero não te deixar triste.
      Qualquer coisa, pode entrar em contato.
      Abraço,
      Erika

  39. Boa tarde Erika

    A cerca de dois anos entrei em conta com vc sobre alguns bonsais de Tui Jacaré que tenho, vc me deu algumas dicas muito úteis, inclusive adquiri mais alguns. No entanto de um tempo para cá eles ficaram com 80% das agulhas marrom, e começara a formar umas cascas brancas, tipo caspa. Não sei o que ocorre, o caule ainda está verdade, pode ser pouco sol? O que posso fazer para recuperá-los?
    Aproveitando adquiri um recentemente, e deixo ele em meu quarto onde pega sol de cerca de 6:00am até umas 12:00AM. Este período está bom?

    Des de já agradeço
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*