Castello di Monteriggioni
O Castelo de Monteriggioni fica bem próximo a Siena; apenas 20 km de carro. Prepare a câmera porque, de repente, ela surge no final de uma curva qualquer e sua imponência evoca um sentimento de profundo respeito. Eu não consegui me mexer, admirada da imagem impressionante! Quando peguei a câmera, já estava perto demais!
Diz-se que a fortaleza medieval foi construída para proteger Siena de invasões fiorentinas e que, com seus muros construídos com gigantescos blocos de pedra e reforçados por 14 torres, tornou-se invencível à época das batalhas entre Siena e Florença. Depois, bem depois, tornou-se independente de Siena, mas nunca perdeu a configuração original, o espírito medieval.
A imagem de cima mostra claramente os seus limites. Veja como é pequeno o belo Castello de Monteriggioni! Parece uma coroa. Talvez por isso seja considerado um Castello… Pura especulação de minha parte, gente.
Dante Alighieri foi um de seus primeiros visitantes ilustres e a viu no auge de uma batalha. Então, posteriormente, ele descreveu os seus muros como as muralhas do inferno, eternizando Monteriggioni no seu livro Inferno, da Divina Comédia onde a usa como alegoria para denominar o abismo mais profundo do mundo.
É possível passear sobre os muros, percorrendo as 14 torres. O ingresso é barato, acho que coisa de 1 a 2 euros e, quem quiser, pode pedir um guia (não sei quanto custa) que vai contando toda a história do Castello. Na verdade nem pensamos em fazer isso, porque o calor do verão toscano estava bem reforçado por um sol escaldante. Era por volta do meio-dia! Hum… Dante tinha razão! As muralhas pareciam arder em fogo naquele momento… Preferimos almoçar no Ristorante da Remo que fica ali num canto da Piazza Roma.
Já dentro do restaurante, sentamo-nos numa varanda muito agradável onde degustamos um belo Chianti Clássico e almoçamos.
Depois saímos passeando pelas sombras dos jardins escondidinhos nas poucas ruas…
… tomamos um bom gelato, coisas menos radicais que desbravar os muros de Dante.
A visita à Monteriggioni pode ser rápida, pois é um lugarejo bem pequeno mesmo. Uma bela praça, a Piazza Roma; uma igreja no estilo romano muito modesta e, talvez por isso, muito pitoresca, a Igreja Santa Maria Assunta…
… um ou outro hotel; o Hotel Monteriggioni, praticamente na Piazza Roma, parece uma boa opção para quem quer explorar a Toscana; alguns restaurantes e lojas especializadas em produtos artesanais da região,
… como vinhos, inclusive os lá produzidos, que levam o nome do castelo,
… umas poucas casas muito charmosas.
Ainda assim nós gastamos um bom tempo por lá… Hoje, lembrando-me da nossa visita, tenho a sensação de que ao entrar em suas muralhas a gente para no tempo, perde a pressa.
“Sobre o muro arredondado, Monteriggioni é coroada por torres, então na margem infernal que o fosso circunda, guerreavam os terríveis gigantes, apenas com a metade de seu corpo encouraçado“.
Dante Alighieri, Inferno canto XXXI, vv. 40-45
Mais fotos de Monteriggioni: