Volterra e a herança etrusca na Itália
Volterra era um povoado neolítico e centro etrusco, um dos mais importantes do período pré-romano. Já tem 3000 mil anos e está extremamente bem conservado.
Fica no alto de uma colina, como era comum nas cidades etruscas. Lá de cima a vista para os arredores é arrebatadora, mas o seu objetivo primeiro era a defesa da cidade. Ninguém podia chegar lá em cima de surpresa. É uma cidade tão interessante, também!
A sua muralha é original, do século 12. Maravilhosa! Quem puder visitar a cidade na segunda quinzena de agosto, deve escolher um domingo, para testemunhar a volta no tempo da cidade, quando os moradores se vestem a caráter para comemorar a sua tradicional festa medieval.
É lá que fica o museu Guarnacci um museu muito respeitado por reunir a maior herança etrusca do país.
Nós fomos lá conhecer essa herança. Interessante, mas, sinceramente, achei meio lúgubre, porque a despeito dos belos objetos de arte esculpidos em pedra e bronze…
…a maioria das peças é de urnas cinerárias etruscas. Aparentemente, os etruscos tinham algum fascínio pela morte.
São cerca de 600 urnas em pedra e alabastro, principalmente. A Urna degli Sposi ou Urna do Casal ou Baú dos Cônjuges, esculpida em argila, é a mais famosa delas pela expressão do rosto de seus personagens.
É impressionante o seu estado de conservação para uma peça do século I a.C.
Outra peça famosa é um bronze etrusco com forma alongada, o “Ombra della sera”.
Em Volterra foram descobertas, recentemente, as ruínas de um antigo teatro romano. Ele fica a céu aberto e muitas pessoas preferem observá-lo de longe, evitando pagar o ingresso. Mas é tão barato que preferimos chegar mais perto.
É belíssimo e muito procurado o trabalho ali realizado com o alabastro. Esta é uma oficina onde é esculpido o alabastro. Tudo fica coberto do pó fino da pedra tradicional na região.
Há centenas de pequenas lojas por toda a cidade que vendem objetos de decoração de todos os tamanhos, como bibelôs, bandejas, abajures, jarros, peças de utilidade culinária, jóias, aff… tudo o que você pensar esculpido em alabastro.
Eu entrei por uma portinha empoeirada, numa oficina onde um senhor trabalhava com o alabastro. Ele esculpia um pequeno peixe e foi muito simpático! Contou que trabalha com o alabastro desde a infância.
Conversamos um bocado. Eu queria saber do trabalho dele, mas ele só queria saber do Brasil… Ai, ai! Não é que ele ficou elogiando as mulheres brasileiras e até me pediu em casamento!!? Mas o distinto senhor casado não foi descortês, não. Foi só brincalhão e engraçado.
Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
Salmos 128:1-3
Olá Erika, tenho acompanhado a sua viagem pela Itália através dos seus comentários e principalmente das fotos, estamos adorando.
Quem sabe um dia consigamos fazer alguma viagem juntos… A Daniela me cobra sempre isto, mas os afazeres e compromissos tem me dificultado. De qualquer forma é como se eu já tivesse ido lá na Itália , no Vale Europeu, em Gramado, Santo Antônio do Pinhal, Toscana, Canela ….. de tão realista e detalhados que são os seus comentários e belas as suas fotos. Abraços no Eduardo também!
Fernando, Daniela e os meninos.
Oi, Fernando! Quando escrevo e, tempos depois, quando releio minhas viagens, é como se revivesse todos os momentos. Que bom saber que você já viaja junto comigo! Qualquer hora vai dar certo da gente viajar ao mesmo tempo e aí, certamente, vocês vão entrar para as histórias do blog. Beijos para todos!!! 🙂
Faltou comentário de restaurante. Não gostou da comida de lá? rsrs
Eu diria que não fomos muito felizes na escolha do restaurante de Volterra, então prefiro não comentar. Se eu gostar eu falo bem. Se não gostar, não falo nada. Não gosto de ficar detonando os lugares. Isso a gente faz no TripAdvisor, se for o caso, para não furar o ranking que depende da avaliação de quem foi ao lugar. Mas tenho certeza de que em Volterra há muitos restaurantes maravilhosos!! 🙂
Oi Erika,
vale o seu comentário sobre o restaurante para evitar-mos! kkkk Estou indo para a Itália amanhã. Muito ansiosa!
Oi, Irina! Você vai amar! Já estou louca para voltar à Itália, porque há muita coisa para ver e curtir e uma viagem é muito pouco. Quanto ao restaurante que se deve evitar, confesso que nem lembro o nome… 🙂
Você tem duas opções: escolher pelo ranking do TripAdvisor ou pedir dicas aos moradores do lugar. Comigo sempre dá certo! Em Volterra não fiz nada disso e deu no que deu. Aproveite e depois traga dicas!
Abraço!