Colle di Val d’Elsa – A cidade de cristal
Colle passou a a produzir cristais em grande quantidade. Por essa razão, no século XIX, ficou conhecida como a “Cidade de Cristal”.
O centro histórico é muito tranquilo, todo murado, com suas ruelas estreitas e edifícios medievais. No entanto, antes de se tornar independente, Colle já viveu muitas lutas. Um dos conflitos vividos na região foi a disputa pela sucessão do Sacro Império, depois da morte de Henrique V, Sacro Imperador Romano-Germânico, que não deixou sucessor ao trono. Foi uma luta político-partidária entre Guelfos e Guibelinos.
Pois é, passeamos pela Colle medieval, que é uma graça, com lojas de cristais e artesanato, além de alguns restaurantes muito charmosos. Adoramos!
Pensamos ser aquela mais uma cidade fantasma, que não houvesse mais nada, pois a maioria das casas estava fechada. Foi quando encontramos um elevador para acessar a outra parte da cidade que fica embaixo da colina. Ao sair do elevador, encontramos um túnel de pedras com esculturas em cristal no trajeto para a parte nova da cidade.
Uau! Na parte baixa (ou parte nova) a cidade acontece, moradores e visitantes em toda parte, muitas lojas e muitas ruas. Claro, como polo industrial da Toscana, Colle di Val d’Elsa não podia se limitar ao interior de suas muralhas.
Ficamos hospedados no Palazzo San Lorenzo, entre os muros. O atendimento foi impecável, as dependências são excelentes, o quarto confortável e moderno, o café da manhã muito bom e variado. Não tivemos tempo de experimentar o seu restaurante, o Ristorante Sopra Le Mura. Dizem que é muito bom. Veja avaliação do hotel no TripAdvisor.
Porém onde se achará a sabedoria,
e onde está o lugar da inteligência?
O homem não conhece o seu valor,
e nem ela se acha na terra dos viventes.
Com ela não se pode comparar o ouro nem o cristal;
nem se trocará por jóia de ouro fino.
Não se fará menção de coral nem de pérolas;
porque o valor da sabedoria é melhor que o dos rubis.
(Jó 28:12-18)