Já era meio-dia, eu não havia providenciado nada para o almoço e ainda tinha um compromisso às 13h30. Então misturei uns ingredientes que estavam na despensa e saiu essa receita super rápida! Às 13h estava entrando no carro para o meu compromisso.
Fotografamos antes de experimentar e, como o prato ficou muito gostoso, vou postar em homenagem à minha amiga Edilene, que faz aniversário hoje e adora macarrão!
Ingredientes:
280 g de spaguetti (o da foto é Barilla Integrale nº 5)
1 lata de tomate pelado batido no liquidificador
40 gramas de funghi porcini secchi
1 xícara de vinho tinto seco
8 azeitonas verdes em tiras
1 colher de sopa de alcaparras
1 dente de alho picadinho (sem o miolo)
Sal a gosto
Azeite
Pimenta calabresa (opcional)
Parmesão ralado na hora
Modo de Fazer
Reidrate o funghi colocando-o de molho em 1 copo de água quente por alguns minutos. Quando estiver macio, corte os pedaços maiores em dois. Não jogue a água do molho fora. Acrescente 1 xícara de vinho tinto seco de boa qualidade e deixe de molho mais alguns minutos.
Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa panela e refogue o alho picadinho. Acrescente o tomate pelado batido e mexa. Coloque as azeitonas e as alcaparras, mexa um pouco. Adicione o funghi com o caldo em que ficou de molho, mexa e mantenha no fogo baixo até reduzir o caldo e encorpar.
Tempere com o sal e um pouquinho de nada de pimenta calabresa (muito cuidado com a pimenta calabresa!).
Cozinhe o spaguetti em água fervente, com sal, pelo tempo indicado no pacote (8 min no meu caso).
Quando estiver quase pronto, aqueça o molho.
Escorra o macarrão e sirva com o molho bem quente, parmesão ralado e uma taça de vinho tinto.
Observações:
- Alguns tipos de massa precisam ser enxaguadas após o cozimento senão ficam grudando. Se for esse o caso, para não esfriar nem destemperar a massa, providencie antes água fervente com um pouco de sal para o enxágue. As massas Barilla de De Cecco não necessitam de enxágue. Há várias dicas e “técnicas” para evitar que o macarrão grude, mas a melhor é escolher uma massa de boa qualidade.
- Aqui em casa, padronizamos 70 g de massa seca por pessoa. Não é muito nem pouco. Se eu fizer mais a gente come, mas não há necessidade. Para nós, 70 g é suficiente.
Receita de Erika Horst
Serve 4 pessoas |
"O que viveu mais não é aquele que viveu até uma idade avançada, mas aquele que mais sentiu na vida." Jean Jacques Rousseau
Eu recomendo! 😉
Amiga,
Você é podre de mitida! Assim meio de improviso fiz um “Spaghetti ao Funghi Porcini Secchi”. Se não fui chique algum dia, nem me lembro, né amiga? Mas adorei a homenagem e adoro mesmo macarrão e também molho funghi. O prato ficou lindo e nem pra você me chamar para comer essa maravilha no dia do meu níver, punf! Eu mandei o endereço da igreja no seu celular, não sabia para onde mandar e pensei que você já tivesse providenciado outro com o mesmo número.
Senti muito você não ter ido, o culto e a festa foram bem bons. Seu blog continua ótimo. Bj
Você merece todas as homenagens, amiga! Só não merecia ser convidada antes da aprovação da receita…
Não chegou o endereço… fica para o ano que vem! Beijos!