Manteiga Caseira e Pão de Bicarbonato de Sódio

Manteiga Caseira e Pão de Bicarbonato de Sódio

Outro dia, trocando de canais, o Eduardo descobriu um programa na TLC — “The Fabulous Baker Brothers”. Eles são dois famosos padeiros ingleses e, nesse programa, ensinam várias receitas.

Estavam ensinando receitas natalinas. Eu fiquei encantada e empolgada, porque tudo parecia tão fácil e tão gostoso! Então fui procurar por eles na internet e descobri vários outros episódios, menos o das receitas de Natal que eu queria. De qualquer forma, fui assistindo e amando tudo. Num dos episódios, denominado “Soda Bread and Butter”, eles ensinaram como fazer manteiga em casa e esse pão de bicarbonato de sódio. Operação casada, porque com o resíduo da manteiga, faz-se o pão. Achei muito interessante e aparentemente fácil! Como eu tinha todos os ingredientes em casa, decidi tentar. Ficou muito bom, mesmo!!! Normalmente, fazer pão exige um pouco de tempo disponível e alguma energia, já que a maioria das massas precisa ser trabalhada, ficar descansando para crescer, ser maltratada novamente, descansar mais para depois ser assada e virar um belo pão. Pois é, a massa desse pão não precisa de nada disso. É realmente muito fácil, muito rápido e muito gostoso!

Manteiga

Ingrediente único:

Creme de leite fresco

A quantidade você decide. No vídeo eles usam 1 litro. Mas a maioria dos potes de creme de leite fresco vem com 500 ml. Essa quantidade é suficiente para fazer uma bola de manteiga de uns 10 cm de diâmetro e um pão. Como aqui em casa somos apenas dois para consumir toda a comida feita, prefiro fazer um pouquinho de cada vez para acabar logo e não estragar.

Modo de fazer:

Bata o creme de leite em batedeira até ele virar manteiga.

No vídeo, eles dizem que em 5 minutos a manteiga estará pronta. Mas eles têm uma bela batedeira profissional. A minha batedeira é pequena, fraquinha… Demorou uns 20 minutos até eu ver minha manteiga.

Primeiro o creme de leite vira chantily, depois o chantily se quebra até separar a manteiga de um soro de leite. Quando começa a separar, espirra um monte. Se sua batedeira não tiver proteção que nem a minha, é melhor bater dentro da pia para evitar que a cozinha fique toda amanteigada.

Junte toda a manteiga, espremendo-a para escorrer bem o leite e coloque-a em uma bacia com água gelada por 30 min. Reserve o soro de leite que sobrou na batedeira para fazer o pão.

Pão de Bicarbonato de Sódio

Ingredientes:

300 g de farinha de trigo

10 g de bicarbonato de sódio

Sal

230 ml de soro de leite – buttermilk (o que se formou quando batemos a manteiga e ficou reservado)

Observação sobre a farinha: no vídeo, os Baker Brothers usam uma farinha integral chamada farinha de espelta que é o trigo vermelho. Mas eles dizem que pode-se usar qualquer farinha. Eu queria fazer logo e usei a farinha de trigo branca comum que tinha em casa. 

Modo de fazer:

Misture tudo em uma bacia sem mexer demais. Faça uma bola e passe sobre superfície polvilhada com farinha de trigo para envolver toda a massa. Coloque no forno pré-aquecido a 240°C, por 15 minutos.

O forno deles é a lenha. Eles colocam o pão direto sobre a pedra do forno. O meu forno é a gás. Coloquei na temperatura máxima porque o forno a gás não segura muito o calor.

Ah, eu também preaqueci uma forma onde eu coloquei o pão, conforme recomendação do vídeo para o caso de forno caseiro. Então coloquei a massa sobre a forma já quente.

Quando deu 15 minutos, enfiei um garfo no centro do pão e ele ainda saiu meio ‘sujinho’. Então abaixei um pouco a temperatura e deixei por mais alguns minutos. Sem um termômetro, para saber se o forno está na temperatura certa, é preciso ficar atento porque cada forno tem suas peculiaridades.

Manteiga Caseira e Pão de Bicarbonato de Sódio

Pão pronto, comemos com a manteiga que acabara de ficar pronta. Ambos perfeitos! O pão faz uma casca crocante por fora e por dentro parece meio ‘massudão’, como se tivesse solado, mas na verdade é macio. Quentinho, fez a manteiga derreter!

Manteiga Caseira e Pão de Bicarbonato de Sódio

Não conseguimos parar de comer! Trocamos a manteiga por azeite, voltamos para a manteiga. Começamos com um cappuccino para acompanhar e terminamos com vinho tinto e molho de lasanha. De todas as formas, ficou perfeito!!! E pronto: acabou o pão. Mas a manteiga, muito saborosa, ainda vai acompanhar outros pães.

Não deixe de assistir ao vídeo, porque vendo como se faz é mais fácil reproduzir.

E aproveite!

Receita de The Fabulous Baker Brothers

Serve até 3 pessoas

Um comentário sobre “Manteiga Caseira e Pão de Bicarbonato de Sódio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*