Livraria Miragem, Luciana e os seus cães – São Chico-RS

A Livraria Miragem está instalada num prédio enorme e é a realização de um sonho de Luciana Olga Soares, professora de história já aposentada. Inacreditável a variedade de livros!

Há de tudo nas prateleiras: Bíblias em várias línguas, inclusive, tupi-guarani; escritores russos, uma área infantil riquíssima preparada para atrair os pequenos, além de objetos de arte, decoração, quadros, móveis produzidos por artesãos da região, etc.

2013-05-31_16h30m50_456px

Luciana idealizou tudo pessoalmente e pagou o projeto sozinha, priorizando na obra muita madeira sem uso de pregos, tijolos recuperados e vidro. Ficou lindo!

No pátio interno há uma salão de eventos que é uma réplica do primeiro banco comercial da cidade. Ali ela nos mostrou fotos de como eram limpos e belos os campos da região quando as queimadas ainda eram permitidas.

2013-05-31_16h40m38_456px

Ela defende que o fogo não matava o campo, ao contrário, permitia que renascesse. Com as lavouras e as plantações de pinheiros, tudo está se acabando.

Amor pelos animais

Enquanto conversávamos, vi que ela pegava ração para algum bichinho. Perguntei se podia conhecer, claro! Ela tem lá na livraria 5 cães. E mais 26 na sua casa da fazenda. É uma apaixonada por animais e muitos encontrou abandonados nas ruas. Ela contava que eles vivem com ela dentro de casa e que não tomam banho, quando chegou outro casal para conhecer o salão e nossa conversa foi interrompida.

Então eu e Eduardo agradecemos a conversa e fomos até a Casa de Chá da livraria. Experimentamos o hidromel que é uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água.

O hidromel é consumido desde a antiguidade por romanos, gregos, celtas, saxões, vikings. Diz-se que havia uma tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão, tendo surgido daí termo lua de mel… Na Mitologia Nórdica, o hidromel aparecia como a bebida favorita dos deuses. Por tudo isso, ficamos curiosos, mas não achamos uma delícia, não! Interessante apenas para conhecer.

Continuamos por ali e fiquei com aquela história de falta de banho na cabeça. Nossos bichinhos tomam banho todo sábado e lá pela quinta-feira, ninguém aguenta o mau cheiro. Fiquei só imaginando o quanto seria insuportável conviver com os bichinhos dentro de casa sem tomar banho… Foi quando, de repente, avistei uma cadela pretinha circulando na livraria. A pelagem dela brilhava tanto que fiquei intrigada. Depois achei outra cadelinha dormindo numa caminha na janela.

Peguei nela. O pelo dela também brilhava e era muito macio! Tive que cheirá-la, porque não estava acreditando e pasme: ela não cheirava mal, não! Tinha um cheiro de cachorrinho bem lá no fundo, afinal, é um cachorrinho. Quero dizer que não estava perfumada o que é muito diferente de estar fedida. Não aguentei e fui procurar a Luciana para continuar a conversa sobre os banhos. Ela me convidou para me assentar e observar um álbum de fotografia de seus cães. E contou que aquela cadelinha já tinha 18 a nos e estava completamente saudável.

Há de todas as raças e misturas. De todas as cores e tipos de pelagem. Todos limpos, saudáveis e belos. Ela contou que os que vivem na fazenda ficam soltos e voltam para casa muitas vezes completamente cobertos de lama, cocô de gado, carrapichos… e no dia seguinte estão branquinhos de novo (literalmente branquinhos nos casos dos de pelagem branca).

Como??? Eu pergunto!

Então ela explicou que os animais possuem uma oleosidade natural que atua como uma proteção, uma barreira imunológica que também impede que a sujeira se fixe no pelo. Com o hábito de dar banhos usando produtos químicos, essa proteção é destruída, dando origem a várias doenças de pele, respiratórias, alérgicas, etc., além do mau cheiro que reforça a necessidade dos banhos frequentes e cria um ciclo vicioso de mau cheiro, banho, doença, remédios…

Ela enfatiza que são necessárias apenas duas coisas: oferecer ao cão somente ração de boa qualidade e fazer uma escovação diária que nem precisa ser tão caprichada. O resultado são pelagens, macias, brilhantes, belas e isentas de mau cheiro; animais sem problemas de pele, tais como queda de pelos, coceiras, alergias e outros problemas de saúde como pneumonia, infecções de ouvido ou respiratórias.

Eu fiquei encantada!! E quis saber se tinha jeito para os meus animais. Ela estimou que após 1 mês sem banho e com escovação diária, o organismo volte a produzir a oleosidade protetora. Então chamei o Eduardo, mostrei as fotos e contei o que tinha ouvido. Depois ele pôde ouvir da própria Luciana a experiência dela. E fomos embora decididos a tentar essa experiência com as nossas garotas.

A Luciana cobrou pela consulta. É… eu pensei que seria de graça, mas ela pediu que eu passasse adiante a minha experiência para que mais animais possam se beneficiar de uma vida mais saudável. “Isso será um prazer”, eu afirmei.

A visita à Livraria Miragem é obrigatória em São Francisco de Paula. Conversar com a Luciana, trocar com ela umas boas ideias, ouvir suas experiências foi um grande privilégio!

Estamos testando a novidade com nossos bichinhos… Vamos ver no que vai dar!

Mais fotos da Livraria Miragem:

  • 2013-05-31_16h30m54_1024px 2013-05-31_16h30m54_1024px
  • 2013-05-31_16h19m10_1024px 2013-05-31_16h19m10_1024px

5 comentários sobre “Livraria Miragem, Luciana e os seus cães – São Chico-RS

  1. As fotos ficaram muito boas , o local é bem bacana, dá a impressão de que não é no Brasil… parabéns e obrigado por nos mostrar essas belezas escondidas ou melhor dizendo, desconhecidas…

  2. Olá Erika

    Lendo suas palavras, pude relembrar a vez que eu também passei por lá e tive a mesma experiência que vocês, fui eu e minha família. A nossa história é igualzinha a de vocês temos também uma cadelinha e saímos de lá sem ter percebido que a tarde já estava preste a terminar tal o encanto e o fascínio de ouvi-la sobre suas experiências suas lutas e seus projetos, sobre os cães e sobre o Manisfesto das queimadas. Adoramos!
    Foi uma experiência espetacular. E compartilhar com as pessoas é o minimo que possamos fazer.

    • É verdade, Angelita! É maravilhoso compartilhar essas boas experiências. A Luciana é um exemplo de vida para nós. Adorei receber sua mensagem!
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*