Cappuccino Italiano no Brasil
No post “Aprendendo a fazer o Cappuccino Italiano” eu finalizei dizendo que a receita, perfeita na Itália, não funcionou no Brasil. Fiquei frustrada, mas não desisti de entender o que era diferente nos ingredientes brasileiros. Vários leitores deram dicas, sugestões, tentaram desvendar o mistério comigo. Depois de muitas pesquisas, conversas e testes, acabamos descobrindo a diferença:
Isso mesmo, a diferença está no leite! O leite na Itália é mais consistente, gorduroso, adocicado. Há inúmeros fatores que fazem o leite ser peculiar em cada região. Não vou entrar nesse tema. O fato é que o leite que temos aqui é bem diferente do leite produzido lá e o que interessa nesse post é o que se deve fazer para chegar perto de reproduzir o cappuccino italiano, lembrando que nunca será igual…
Muito bem. A receita adaptada é:
Cappuccino Italiano no Brasil
Ingredientes:
Café expresso
Cacau em pó (sem açúcar)
Leite reduzido (veja receita abaixo)
Modo de fazer:
Reduza o leite (conforme explicação abaixo) e mantenha-o em geladeira.
Complete 1/3 da xícara escolhida com café expresso e polvilhe cacau em pó por cima do café.
Coloque num espumador de leite (aeroccino, cremeira) a quantidade desejada de leite. Faça a espuma e complete a xícara de café com ela.
Polvilhe cacau por cima para enfeitar. Sirva imediatamente, puro, com torrradas, tapioca, pão de queijo…
Ficou praticamente igual ao cappuccino italiano. Faltou um pouco mais da doçura e da cremosidade do leite da Itália.
Eu aprendi a fazer esse cappuccino na Toscana e tomamos também em Roma. Minha amiga Edilene disse que em vários lugares que visitou por lá o cappuccino não leva o cacau em pó.
Eu tomei o meu com cacau até descobrir que sou alérgica a cacau… Então não coloco no meu, fica delicioso também e continua bem italiano, afinal.
Como reduzir o leite:
Use leite de saquinho ou caixinha fresco. Não sei se com leite UHT funciona, porque não tomo esse tipo de leite. Ninguém deveria tomar, aliás.
Eu costumo ferver 2 litros de leite fresco. Após a redução sobra 1 litro, aproximadamente.
Coloque o leite para ferver em panela de fundo pesado e boca larga (facilita a evaporação). Raspe o fundo da panela de vez em quando para não deixar que o leite grude. Desse modo o leite vai ferver, mas não vai subir e nem derramar.
Assim que levantar fervura, não é mais necessário raspar o fundo. Marque então 25 minutos, abaixando a espuma de vez em quando e desligue o fogo.
Troque de panela (se quiser) para esfriar mais rápido, mexendo sempre para não juntar nata, até que esteja morno. A nata é a gordura do leite; se ela ficar compactada o leite ficará ralo.
Coe o leite e coloque-o em vasilhame apropriado. O melhor é o de vidro. Conserve-o em geladeira.
Dica para espumar o leite:
Se usar o aeroccino para espumar o leite, adicione o leite bem gelado.
Se preferir usar uma cremeira, adicione o leite já quente.
Há outros espumadores de leite. Verifique as instruções de uso.
Ah amiga, o cacau em pó para enfeitar sim, em Roma e acho que em qualquer lugar, mas o que eu disse é que a receita de cappuccino italiano original não tem chocolate, é expresso com espuma de leite, mas geralmente se enfeita mesmo com o cacau em pó, já aqui no Brasil o povo põe chocolate na mistura mesmo.
Porque aqui há uma mistura para cappuccino. Lá é café e leite. Quando falo do cacau é só polvilhado entre o café e o leite e por cima como decoração. Agora a gente se entendeu… Ufa!
Aeroccino, cremeira… é muito metida, kkkk