Pasta de Verano

Pasta de Verano - Spaguetti refrescante para o verão

Outro dia acordamos tarde e logo vimos que aquele seria um dia para morgar no quarto com o ar condicionado ligado, porque o calor estava insuportável! Só que lá pelas tantas bateu a fome. Já fui para a cozinha com aquela preguiça de pensar no que fazer e tudo o que eu queria era uma sobra para fazer um mexidão e voltar logo para a cama. Mas a geladeira estava vazia e a nossa barriga também e sair de casa estava fora de cogitação! Juntou a falta de coragem com a fome, decidi fazer um macarrão bem rápido e sem complicações.

O resultado foi surpreendente! Ficou leve, um bálsamo naquele calor! Ficamos até mais animadinhos. Está eleito para dias ou noites quentes acompanhado de um bom vinho branco ou espumante.

Já repeti algumas vezes e aí, para aproveitar ingredientes, inovei variando com salmão ou camarões. Refrigério mantido. O da foto foi o último que fiz com camarões, quando estávamos assistindo ao filme mexicano “Como água para chocolate” e aí veio a ideia do nome para o prato: calor, México… Pasta de Verano. Pronto! Já podemos publicar.

Ingredientes:

280 g da massa de sua preferência (uso 70 g por adulto)

1 cebola pequena picada em pedacinhos miúdos

1/2 lata de tomate pelado batido no liquidificador

1 tomate picado grosseiramente

1/2 maço de manjericão fresco

1/2 pimenta dedo de moça picadinha sem sementes

Azeite e sal

Parmesão ralado no ralo grosso

Modo de fazer:

Refogar a cebola em azeite até ficar transparente. Adicionar a pimenta e refogar um pouquinho.

Adicionar o tomate pelado batido  e deixar ferver até engrossar. O ponto é o que você gostar.

Acerte o sal

Juntar o spaghetti (ou massa de sua preferência) já cozido e escorrido ainda quente. Desligar o fogo e acrescentar o tomate fresco picado e o manjericão e misturar delicadamente.

Servir imediatamente com o parmesão salpicado por cima! O prato é refrescante, mas deve ser servido quente!!

Variação:

Para estas variações que acrescentam mais proteína ao prato, uso 1/2 kg de camarões ou 2 filés médios de salmão. No entanto, o prato já é muito saboroso sem essas opções.

Com camarão, descasque, limpe, lave e seque bem com pano de prato os camarões. Tempere-os com sal e pimenta do reino (pouca). Quando a cebola estiver no ponto, refogue ligeiramente os camarões. Quando mudar de cor, adicione o tomate batido e siga o procedimento descrito anteriormente.

Com salmão, coloque os filés de salmão frescos no microondas por 2 minutos para soltar a pele. Retire a pele do salmão e separe-o em lascas médias. Se tiver espinhos vão aparecer logo. Quando a cebola estiver no ponto, refogue ligeiramente o salmão temperando com sal na panela. Mexa delicadamente para não desmanchar as lascas. Adicione o tomate batido e siga o procedimento descrito anteriormente.

 

Receita de Erika Horst

Serve 4 pessoas

 

2 comentários sobre “Pasta de Verano

  1. Amiga, adoro seu blog. Adoro quando chega mensagem nova. Ja li ele todinho, de cabo a rabo. Se inspira aí, faz um viagem, inventa uma novidade na sua vida e escreve aí pra gente curtir. Você escreve muito bem. Tô orgulhosa de você. rsrsrs

    • Oi, Amiga!! Que bom ter uma leitora assídua! 🙂
      Vou começar a postar a viagem que fizemos pela Estrada Real. Demorei escrevendo, porque tive que desmembrar em vários posts. Aconteceu em 2009, mas foi tão marcante que decidi publicar. Espero que goste.
      Você deveria escrever sobre suas viagens à Israel. Já foi tantas vezes… deve ter muitas dicas legais!
      Beijo,
      Erika

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*