Iogurte Caseiro Tipo Grego

web IMG_8084

Eu gosto muito da consistência dos iogurtes tipo grego que chegaram ao nosso mercado recentemente. Mas os que temos disponíveis vem todos adoçados. Para o meu gosto, são doces demais! Então me lembrei de que a minha mãe fazia, há anos, um iogurte do tipo integral muito gostoso. Peguei a receita e testei. Achei que ficou muito líquido.

Então andei pesquisando e achei vários sites com receitas. Mas o que mais gostei e de onde tirei a receita para testar foi um site de culinária chamado La Cucinetta. Ela dá muitas dicas interessantes! Eu mudei alguma coisa para usar os ingredientes que tinha disponíveis e consegui chegar ao ponto certo. Lá em casa gostamos muito. Fica bem mais barato, não tem conservantes e é saboroso. Só é preciso ter um pouco de paciência para encontrar o leite integral resfriado, de saquinho ou de caixinha e, depois, na hora de fervê-lo esperar reduzir um pouco (eles são muito aguados). Além disso, o iogurte natural nem sempre tem lactobacilos suficientes. Ela recomenda o Batavo, mas eu não encontrei. O Nestlé funciona bem num dia, no outro não. Enfim, não temos no Brasil nem leite nem seus derivados de qualidade… muito triste!

Mas fica bom e além de consumir este iogurte com frutas, cereais ou puro, com ele a gente ainda pode fazer bolos, sobremesas diversas, molhos para saladas, etc.

Ingredientes:
2 l de leite integral resfriado (de saquinho ou caixinha)
1 pote de iogurte natural integral – de qualquer marca, cujos ingredientes sejam somente leite e fermentos lácteos
4 colheres de sopa de creme de leite (sem soro)

web IMG_7987

Modo de Fazer:
1) Ferver o leite numa panela grossa, mexendo para não subir a fervura, até reduzir aproximadamente 1/3 do volume pela evaporação da água. O objetivo é que o leite fique mais consistente ou menos ralo.

web IMG_7989 web IMG_7996

2) Aquecer o forno a 180º.

3) Separar um pouco desse leite numa caneca e ali dissolver o creme de leite de modo que ele seja completamente dissolvido, ou seja, que não haja pelotas de creme de leite.

web IMG_7997

4) Então junte essa mistura ao restante do leite e deixe esfriar até conseguir manter o seu dedo mergulhado no leite por cerca de 8 a 10 segundos (não mais que isso).
OBS.: Caso você possua um termômetro culinário, a temperatura ideal é 45ºC.

5) Quando atingir a temperatura ideal, desligar o forno.

6) Adicionar o iogurte natural integral e mexer bem, de modo que a mistura fique bem uniforme, sem pelotas de iogurte.

7) Coar o leite. Amassar na peneira as partes sólidas e reintegrar ao restante.

web IMG_8013

8) Despejar o leite coado no vasilhame definitivo.

web IMG_8010

Vasilhame definitivo – Algumas considerações:
* Não pode ser plástico, pois vai ao forno;
* Deve ter boca larga para facilitar a retirada do iogurte depois de pronto, pois ele ficará sólido;
*Pode ser um recipiente único ou vários potinhos individuais.

9) Cubra o vasilhame com filme plástico, enrole-o em uma toalha e coloque-o no forno (que já foi desligado antes).

10) Se for noite, deixe pernoitar no forno. São necessárias pelo menos 8 horas para atingir a consistência ideal: firme e cremoso.

web IMG_8065

11) Ao retirar do forno, estará pronto para consumo. Mantenha em geladeira por até 8 dias.

Eu adoro com açúcar mascavo e chia!

web IMG_8071

O Eduardo adoça com mel e às vezes nem adoça. Ele gosta de tomar o iogurte com frutas e granola.

web IMG_8080

Quando colocado em um recipiente único, observa-se que após a retirada das porções, cria-se um soro no fundo da vasilha. É só retirar esse soro com uma concha e continuar o consumo normalmente.

web IMG_8079

Isca: Retire uma porção correspondente ao copo de iogurte natural e reserve para fazer o próximo, desde que não ultrapasse os 8 dias recomendados para o consumo, caso contrário a consistência pode ficar meio pegajosa.

Receita de:

La Cucinetta – Adaptações: Erika Horst

Serve várias pessoas e para várias receitas…

 

3 comentários sobre “Iogurte Caseiro Tipo Grego

  1. Oá Erika!

    Pesquisei várias receitas e a sua me parece ficar com a consistência realmente firme.
    Uma dúvida: No item 8, devo esperar o leite esfriar para cobrir o vasilhame com filme plástico e coloca-lo no forno? Penso que se eu cobrir ainda quente, se formarão gotículas de água no plástico, isso não interfere na receita?
    Obrigada
    Abraço

    • Oi, Aliny!
      Verifiquei que o item 8 estava duplicado. Acho que vc está falando no item 9. De qualquer forma, pode colocar o filme plástico assim que terminar de incorporar o iogurte. Vão se formar gotículas, mas elas não chegam a cair no iogurte. Nunca interferiu na receita. É importante que o iogurte seja abafado ainda quentinho, sim. Depois me conta se deu certo.
      Abraço,
      Erika

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*