Frango Ensopado com Quiabo ou Milho

Ingredientes:

  • 01 frango inteiro
  • 01 cebola grande ralada
  • 05 dentes de alho bem amassados com sal e
    pimenta (a gosto)
  • Suco de 01 laranja
  • Azeite (quanto baste para cobrir um pouco o
    frango, ou seja, vai depender da profundidade da sua panela)
  • Água fervente (suficiente para cobrir o frango
    todo na panela)
  • 01 pires de salsinha e cebolinha bem picadinhos
  • NÃO USE COENTRO!
  • NÃO USE CORANTES!

 

Lembre-se de desmarcar compromissos e outras tarefas quaisquer, pois essa receita exige que você fique perto do fogão todo o tempo. E demora um pouco pra terminar.

Corte o frango em pedaços e tempere com alho, sal, pimenta vermelha e suco de laranja. Deixe marinando por, no mínimo, 1 hora.

Escolha uma panela de ferro, de alumínio ou de barro. Não use as com teflon, pois queremos que, ao final, a borra da fritura fique grudada no fundo da panela.

Frite a cebola até ficar corada (marrom). Muito cuidado para não queimar… quando fica marrom, num piscar de olhos queima e o gosto fica amargo. Não presta.

Retire a cebola e reserve.

Coloque mais óleo na panela que acabou de fritar a cebola e deixe aquecer bem!

Frite o frango. Coloque os pedaços aos poucos para não juntar muita água e esfriar o óleo. De tempos em tempos, vire delicadamente os pedaços, para que fritem por igual.

Depois de colocar todos os pedaços, quando secar toda a água, acrescente ½ xícara de café de água fervente para não esfriar o óleo. Deixe secar, fritar um pouco o frango e acrescente outra ½ xícara de café de água fervente. Você deve repetir esse procedimento várias vezes, sempre virando o frango delicadamente, até que ele fique bem corado. Quando achar que está bom, não acrescente mais água.

Tenha paciência! Não é pra queimar, esturricar e nem pra tirar o frango branco, sem graça… Espere ele ficar bem corado!

Retire o frango da panela cuidadosamente para ele não desmanchar. Reserve. Nesse momento, em outra panela, a água já deve estar fervendo.

Escorra todo o óleo da panela que fritou o frango, mas não jogue fora a borra e nem pense em lavar a panela! Só escorra o óleo.

Volte o frango para a mesma panela e junte a ele a cebola frita que está reservada. Coloque a água fervente até QUASE cobrir o frango.  Deixe ferver até que engrossar o caldo. Verifique o sal. Acrescente a salsinha/cebolinha, mexa e desligue o fogo.

Selecione alguns possíveis e bons acompanhamentos: arroz branco e/ou salada, maionese, angu, polenta, banana frita, farinha ou farofa, purê de batata, guariroba…  Só não sirva feijão! Feijão NÃO combina.

E o quiabo??? E o milho???

Com quiabo: A receita do quiabo está em outra página. Verifique aqui e prepare o quiabo antes de começar a fazer o frango.

Você pode servir o quiabo a parte ou misturado ao frango. Nesse caso, você deve acrescentar o quiabo, já pronto e quente, ao frango quando o caldo do frango já estiver grossinho, no ponto de desligar. Espere ferver e, imediatamente, coloque a salsinha/cebolinha. Desligue o fogo. O quiabo não pode ficar fervendo com o caldo senão vai desmanchar.

Com milho: Compre o milho verde fresco (4 espigas) o mais branquinho possível (molinho). Tire os cabelos, lave e separe os caroços das espigas com uma faca amolada. Refogue cebola e alho até dourar a cebola e acrescente o milho e o sal (pouco). Mexa, junte meia xícara de água e deixe cozinhar. Verifique o sal. Coloque uma colher de sopa de cebolinha bem picadinha e desligue o fogo.
Sirva a parte ou junte ao frango repetindo o mesmo procedimento usado no caso do quiabo.

Ufa! É isso… Aproveite!

 

 

Receita de Luzia Brito e Mariléia Assis

Serve 3 pessoas

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*