Cappuccino Italiano no Brasil

Capuccino italiano

No post “Aprendendo a fazer o Cappuccino Italiano” eu finalizei dizendo que a receita, perfeita na Itália, não funcionou no Brasil. Fiquei frustrada, mas não desisti de entender o que era diferente nos ingredientes brasileiros. Vários leitores deram dicas, sugestões, tentaram desvendar o mistério comigo. Depois de muitas pesquisas, conversas e testes, acabamos descobrindo a diferença:

leite blog

Isso mesmo, a diferença está no leite! O leite na Itália é mais consistente, gorduroso, adocicado. Há inúmeros fatores que fazem o leite ser peculiar em cada região. Não vou entrar nesse tema. O fato é que o leite que temos aqui é bem diferente do leite produzido lá e o que interessa nesse post é o que se deve fazer para chegar perto de reproduzir o cappuccino italiano, lembrando que nunca será igual…

Muito bem. A receita adaptada é:

Cappuccino Italiano no Brasil

Ingredientes:

Café expresso

Cacau em pó (sem açúcar)

Leite reduzido (veja receita abaixo)

Modo de fazer:

Reduza o leite (conforme explicação abaixo) e mantenha-o em geladeira.

Complete 1/3 da xícara escolhida com café expresso e polvilhe cacau em pó por cima do café.

Coloque num espumador de leite (aeroccino, cremeira) a quantidade desejada de leite. Faça a espuma e complete a xícara de café com ela.

Polvilhe cacau por cima para enfeitar. Sirva imediatamente, puro, com torrradas, tapioca, pão de queijo…

2016-02-09 Capuccino reduzida

Ficou praticamente igual ao cappuccino italiano. Faltou um pouco mais da doçura e da cremosidade do leite da Itália.

Eu aprendi a fazer esse cappuccino na Toscana e tomamos também em Roma. Minha amiga Edilene disse que em vários lugares que visitou por lá o cappuccino não leva o cacau em pó.

Eu tomei o meu com cacau até descobrir que sou alérgica a cacau… Então não coloco no meu, fica delicioso também e continua bem italiano, afinal.

Como reduzir o leite:

Use leite de saquinho ou caixinha fresco. Não sei se com leite UHT funciona, porque não tomo esse tipo de leite. Ninguém deveria tomar, aliás.

Eu costumo ferver 2 litros de leite fresco. Após a redução sobra 1 litro, aproximadamente.

Coloque o leite para ferver em panela de fundo pesado e boca larga (facilita a evaporação). Raspe o fundo da panela de vez em quando para não deixar que o leite grude. Desse modo o leite vai ferver, mas não vai subir e nem derramar.

Assim que levantar fervura, não é mais necessário raspar o fundo. Marque então 25 minutos, abaixando a espuma de vez em quando e desligue o fogo.

Troque de panela (se quiser) para esfriar mais rápido, mexendo sempre para não juntar nata, até que esteja morno. A nata é a gordura do leite; se ela ficar compactada o leite ficará ralo.

Coe o leite e coloque-o em vasilhame apropriado. O melhor é o de vidro. Conserve-o em geladeira.

Dica para espumar o leite:

Se usar o aeroccino para espumar o leite, adicione o leite bem gelado.

aeroccino espuma leite capuccino1

Se preferir usar uma cremeira, adicione o leite já quente.

cremeira espuma leite capuccino

Há outros espumadores de leite. Verifique as instruções de uso.

3 comentários sobre “Cappuccino Italiano no Brasil

  1. Ah amiga, o cacau em pó para enfeitar sim, em Roma e acho que em qualquer lugar, mas o que eu disse é que a receita de cappuccino italiano original não tem chocolate, é expresso com espuma de leite, mas geralmente se enfeita mesmo com o cacau em pó, já aqui no Brasil o povo põe chocolate na mistura mesmo.

    • Porque aqui há uma mistura para cappuccino. Lá é café e leite. Quando falo do cacau é só polvilhado entre o café e o leite e por cima como decoração. Agora a gente se entendeu… Ufa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*