Brigadeiro com Geleia de Pimenta Vermelha

Quando eu levei para trabalho o “Queijo Temperado” foi uma farra! A turma amou! O queijo acabou rapidinho!! Quando me pediram a receita, informei o endereço do meu blog. A Déborah, uma das minhas colegas que experimentou o queijo e viu o artigo que postei, trouxe pra mim a receita deste brigadeiro que ela encontrou numa revista mensal do Banco do Brasil. O autor não foi informado.

Todo mundo adora brigadeiro. Ele é o mais famoso e difundido docinho de festa do Brasil. Festa de aniversário que é festa tem brigadeiro. Fiquei curiosa para saber a sua origem e descobri que a história do brigadeiro é muito interessante!

Dizem que o brigadeiro surgiu em 1945 durante a campanha à Presidência da República. Os candidatos eram o Brigadeiro Eduardo Gomes e o General Eurico Gaspar Dutra.

O slogan da campanha de Eduardo Gomes era: “Vote no Brigadeiro. É bonito. É solteiro”. Isso porque ele era um homem muito bonito, de porte atlético, charmoso e solteiro. É claro que fazia o maior sucesso entre as eleitoras.

Um grupo dessas eleitoras, residentes no bairro do Pacaembu, um dos mais requintados da cidade de São Paulo, organizou vários eventos e festas em prol da sua candidatura. Conta-se que, em uma destas festas, criaram um doce que misturava leite condensado, chocolate e manteiga. O Brigadeiro homenageado gostou tanto do doce que todos passaram a se referir ao doce como “o doce do Brigadeiro”. Bem, o Brigadeiro Eduardo Gomes não ganhou a eleição, mas a culinária brasileira ganhou essa delícia, batizada de brigadeiro, que tem adeptos de todas as idades no Brasil e em outras partes do mundo, onde vem se tornando conhecido e apreciado, a despeito das 53 calorias que carrega em cada pequenina bolinha.

Voltando à receita nova, achei que podia ser uma boa inovação para uma iguaria tão antiga e tão apreciada por todas as idades. Resolvi experimentar. É uma delícia! Fiz algumas alterações que julguei importantes para ficar ainda mais gostoso. E, conforme diz o artigo do Banco do Brasil, “esta é uma receita ousada, que pode ficar maravilhosa com um bom chocolate para fazer frente ao picante da pimenta”.

 
Brigadeiro com Geleia de Pimenta Vermelha

 Ingredientes para o brigadeiro:
1 lata de leite condensado
4 colheres ou 75g de chocolate ralado (70% cacau) de boa qualidade
1 colher de sopa rasa de manteiga
 

Modo de fazer:
Em panela misture todos os ingredientes. Com uma colher de pau ou de silicone, mexa sempre, raspando o fundo e as laterais da panela, em fogo baixo, até o doce se desprender do fundo da panela.
Despeje em um prato levemente untado com manteiga. Quando esfriar, unte as mãos com manteiga, enrole as bolinhas e coloque em forminhas impermeáveis.
 

Dicas para o brigadeiro:

  • Caso não mexa o tempo todo ou use fogo alto, o brigadeiro ficará cheio de carocinhos. Eu gosto! Quando faço só pra mim, faço assim. Mas cuidado! Se ficar muito tempo sem mexer, esses carocinhos terão gosto de queimado e não vai prestar.
  • O ponto é percebido quando, ao virar ligeiramente a panela, todo o doce se desprender do fundo, dando uma leve cambalhota. Mas não seja tão apressado, porque se ficar mole não será possível enrolar.
  • Se for servir no mesmo dia, pode deixar mais firme. Se for servir no dia seguinte, mais mole (só não pode esparramar na forminha).
  • Caso não seja possível usar forminhas impermeáveis, é preciso passar as bolinhas em chocolate granulado ou açúcar refinado para evitar que o brigadeiro grude.

 

Ingredientes para a geleia:
2 pimentas dedo-de-moça médias, sem sementes, picadas miudinhas .
2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de água

Modo de fazer:
Em outra panela misture todos os ingredientes. Mexa sempre, em fogo alto, deixando ferver por uns dois minutos para apurar. Cuide para que a geleia não fique dura demais. Cada fogo tem o seu tempo. Quando esfriar, faça um buraquinho em cada brigadeiro e ali coloque um pouco de geleia. Sirva em seguida.  

Dicas para a geleia:

  • Pode-se usar também a geleia pronta. Tem algumas boas marcas. Só que não são baratas. Se for usar só para o brigadeiro vai sobrar muita geleia.
  • Coloque a geleia somente perto da hora de servir.
  • Os adultos amam! Mas as crianças também gostam muito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*