Bonsai Acácia

Bonsai Acácia em 22/02/2011

 A Acácia já estava com 23 anos quando, em 12/01/2011 a compramos da bonsaísta Jô Ribeiro.

No dia 22/02/2011  a  Jô veio ver meus bonsais. Essa Acácia tinha sido atacada por cochonilhas. Por isso estava estranha e cheia de formigas.

Então a Jô me ensinou como aplicar o remédio. Ela trouxe uma calda de fumo. Eu deveria aplicá-lo em pequena quantidade, à noitinha, depois de regar e vaporizar muito bem todas as plantas. Além disso, elas não deveriam tomar sol no dia seguinte inteiro. Disse que poderia aplicar em todas pois estavam próximas umas das outras. Seria uma prevenção para que não fossem atacadas também.

Também seria necessário desfolhar toda a Acácia, para que pudesse retirar as cochonilhas mais facilmente. Elas são bichinhos que parecem não se mover. Têm uma carapaça durinha e deixam o caule da planta todo melado, atraindo formigas. Só o remédio não resolveria. Eu teria que retirar uma por uma. Eu que nunca tinha sequer ouvido falar em cochonilhas, só tinha notado as formigas…

Aplicamos adubo líquido vaporizado nas folhas e caule de todas as plantas. No dia seguinte eu fiz a retirada das folhas e limpeza das cochonilhas. 

Como tínhamos adubado no dia anterior, só no dia 24/02/2011 apliquei o veneno para combater a praga. E fiz conforme a Jô explicou, molhando bem a planta toda (terra e folhas) e após a aplicação, mantive as plantas na sombra, sem tomar sol por 1 dia.

 

Bonsai Acácia após a desfolha em 23/02/2011

 

 

Bonsai Acácia em 21/03/2011

 

Olha, realmente ficou bem mais fácil retirar as cochonilhas depois da desfolha. Mas demorou! Usei uma pinça. Eu tirava num dia, achava que tinha acabado. Demorei um tempo para tirar todas. Passava uns dias, achava mais… Reapliquei o veneno mais duas vezes até não encontrar mais nada. Foi muito rápido o nascimento de novas folhas. E agora ela está muito bonita e saudável.

Bonsai Acácia em 27/06/2011

Mas as pragas voltam de tempos em tempos. É preciso ficar de olho!

Um comentário sobre “Bonsai Acácia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*