Biscoito de Peixe para Cães

A Bia, nossa cadelinha Lhasa Apso, passou um tempo morando com a vovó.

A vovó Lúcia e o vovô Ailton são uns amores! Eles não acham nenhuma graça em ver os bichinhos com fome. Ora, eles dizem, toda vida os cães comeram os restos de comida da família e viveram bem sem ração. Aqui, a comida é feita especialmente para eles. É bem farta, bem temperada.

De fato, a comida para os cães lá é feita com muito carinho. Mas a Bia foi engordando, engordando. Trouxemos ela de volta para nossa casa pesando 9,5 kg. Ela entrou de dieta e agora está com 7,5 kg. E acabou adquirindo uma gastrite crônica e uma alergia alimentar. Por essa razão, a ração dela é especial para cães alérgicos e qualquer alimento que contenha conservantes, químicas estão proibidos.

Bia apreciando a paisagem em Santo Antonio do Pinhal – SP

Bichinhos não podem viver sem petiscos. Eles amam umas comidinhas nos horários intermediários e isso ajuda no adestramento, claro. Então a Dra. Eliane nos deu uma receita de biscoito que fez o maior sucesso lá em casa. Além de muito saboroso, o biscoito é saudável.

Experimente!

Biscoito de Peixe

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de gérmen de trigo
1 xícara de peixe cozido desfiado
1 ovo
½ xícara de azeite de oliva ou de óleo vegetal
½ xícara de caldinho de peixe
½ xícara de cenoura ralada
1 colher de sopa de salsinha picadinha

Modo de fazer:

Cozinhe o peixe em água com a cenoura ralada. Quando desligar o fogo, acrescente a salsinha e misture.

Reserve o caldo e desfie o peixe em pedacinhos miúdos (cuidado com espinhas). Se utilizou o atum ralado não precisa se preocupar com as espinhas nem desfiar. Eu prefiro.

Pré-aquecer o forno (180°).

Misture bem todos os ingredientes secos em uma tigela de batedeira.

Acrescente o ovo, o azeite, o caldinho de peixe e o peixe desfiado; bata até formar uma bola que não grude nas mãos.

Em superfície lisa, abra a massa com um rolo e corte no formato que desejar, de modo que fiquem todos iguais (para assar por igual).

Coloque os biscoitos em assadeira forrada com papel manteiga para não grudar. Se não tiver, unte a forma levemente com óleo vegetal ou manteiga.

Assim que o biscoito dourar (35 a 40 min) desligue o forno, mas deixe-o fechado por no mínimo duas horas. Isso faz com que os biscoitos fiquem bem durinhos, o que é ótimo para evitar o acúmulo de tártaros.

Guarde em pote fechado e explique para a secretária que o biscoito é dos bichinhos. A minha adora devorar esses biscoitinhos.

DICAS:

  • Pode-se usar qualquer tipo de peixe, inclusive atum ou sardinha enlatados. Eu uso sempre atum ralado natural que me poupa de tirar as espinhas e de desfiar o peixe. Caso use o atum ou sardinha em óleo, use o óleo da lata em substituição ao azeite. Complemente se a quantidade não for suficiente.
  • Usando azeite de oliva no lugar do óleo vegetal, o biscoito ficará ainda mais saudável.
  • Se preferir, pode usar frango desfiado. Também fica bem gostoso.
  • Como não tem conservantes, o biscoito deve ser consumido em poucos dias. Dependendo de quantos cãezinhos você tem, talvez seja conveniente fazer meia receita ou distribuir os biscoitos entre os cães amiguinhos.

Seus bichinhos vão adorar!! A Bia, a Bianca e a Flora ficam deitadinhas na frente do forno, esperando a hora da degustação!

Se quiser mais informações a respeito da alimentação dos cães, visite o site: http://www.cachorroverde.com.br. Mesmo não adotando a alimentação que eles propõe a gente fica bem informado a respeito do que deve oferecer aos bichinhos além da ração.

 

 

 

Um comentário sobre “Biscoito de Peixe para Cães

  1. Boa noite!!!
    Olá pessoas, como vai???Olha aqui em Sant. Antônio anda fazendo tanto frio que Preta Gil , agora só quer roer a unha que ganhou de presente, em cima da cama e debaixo do ededron é mole…kkkk
    Érika adorei a receita !!!ah já fiz e pretinha e os amigos estão amando esse biscoito tão gostoso .
    Manda um bjinho pra Bia.
    Bjos da Tia Tati. sua amiga veterinária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*